Atenção estudantes de todo o Brasil! O prazo para validação dos documentos do FIES 2020 foi ampliado até 31 de dezembro 2020. Além disso, o aditamento de renovação semestral também foi prorrogado. Agora os estudantes terão até 15 de janeiro de 2021 para realizar o procedimento.
Dessa forma, as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), criadas em cada instituição que participa do FIES 2020, terão até o dia 31 de dezembro de 2020 para realizar a validação das inscrições das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil.
Prorrogado o prazo de validação dos documentos FIES
Para ter suas informações validadas, o estudante interessado precisa entregar toda a documentação necessária. Confira alguns dos documentos solicitados:
- Documentos de identificação: RG, CPF, Título de Eleitor, Habilitação, certidão de nascimento ou casamento, etc.
- Comprovantes de residência: Contas de água, luz, boletos, faturas, documentos que contenham as informações de residência do candidato.
- Comprovantes de rendimentos- Contracheque, declaração de imposto de renda de pessoa física, entre outros.
Adiantamento do Fies 2020 tem prazo prorrogado
Fundado em 1999, o Fies é o programa do governo que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos, especificamente em instituições privadas. O benefício destina-se aos estudantes que não dispõem de recursos financeiros para quitar as mensalidades.
Com a novidade divulgada no Diário Oficial da União,as instituições estão obrigadas a aceitar os documentos de regularidade de matrícula mesmo que ele esteja vencido.
O primeiro passo para fazer o adiantamento é acessar o portal e conferir se as informações que estão no sistema estão corretas.
O prazo anterior era até o dia 31 de dezembro de 2020. Agora o estudante ganhou mais tempo para o procedimento. O prazo vai se encerrar em 15 de janeiro de 2021.
Fies 2021
O estudante interessado em participar da seleção Fies 2021, precisará cumprir com algumas exigências do programa, tais como:
- Ter feito o Enem a partir de 2010 em alguma de suas edições;
- Ter atingido nota igual ou superior a 450 pontos;
- Possuir nota superior a zero na redação.
Além disso, o candidato ainda terá que comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 5 salários mínimos e indicar um fiador para que possa apresentá-lo presencialmente ao banco.
Para conseguir taxa de juro zero, o candidato deve se inscrever na modalidade NOVO Fies, que requer renda familiar bruta de até 3 salários mínimos. Se for inscrever na modalidade P-Fies, a renda familiar bruta por capita do candidato deve ser entre 3 a 5 salários mínimos. E, para essa modalidade, existe taxa de juro de financiamento.
A data de inscrição no Fies 2021 é de 26 até 29 de janeiro de 2021.