Falta pouco mais de um mês para aplicação das provas Enem 2020. É importante que os alunos fiquem atentos aos dias e horários de aplicação, que sofreram alteração.
Normalmente o Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado sempre no mês de novembro. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as provas tiveram que ser adiadas e reformuladas.
Provas Enem 2020: calendário
As provas foram adiadas para o mês de janeiro de 2021, o que afetou todo o calendário do exame. Veja agora como ficaram as datas:
- 17 de janeiro: 1º dia de aplicação do Enem impresso;
- 24 de janeiro: 2º dia de provas do Enem impresso;
- 31 de janeiro: 1º dia de aplicação do Enem Digital;
- 7 de fevereiro: 2º dia de provas do Enem Digital.
A divulgação dos gabaritos será em até três dias úteis depois da realização das últimas provas de cada modalidade (Impressa ou digital).
Confira outras datas previstas referentes ao ENEM 2020:
- 23 e 24 de fevereiro: Aplicação das provas para aos cidadãos privados da liberdade (Enem PPL);
- Divulgação dos resultados: 29 de março Enem PPL;
- 24 e 25 de fevereiro: Reaplicação do Enem 2020.
Alterações na aplicação das provas
Em razão da pandemia do novo coronavírus, algumas medidas serão adotadas. Como por exemplo: o número de candidatos em cada sala será reduzido e as medidas de biossegurança (como uso de máscara em todo o tempo de prova, uso de álcool a 70%, manutenção do distanciamento entre todos os envolvidos na aplicação) continuarão valendo durante os dias de prova.
Além disso, haverá salas especiais para as pessoas que são dos grupos de risco da doença.
Para ter direito a esse atendimento, o candidato precisa entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira até o dia 7 de janeiro pelo telefone: 0800 616161.
Também neste número de telefone, o candidato que estiver com diagnóstico ou sintomas de COVID-19 poderá solicitar, até a véspera da prova, a participação na reaplicação do Enem 2020.
Exame teve mais de 5 milhões de inscritos
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira apontam que 5,68 milhões de estudantes se cadastraram para fazer a prova impressa. Outros 96 mil se cadastraram para a versão digital, que ocorrerá pela primeira vez.
Segundo o Inep, o total representa um aumento de 13,5% em relação ao ano passado.