Bolsonaro promete vacina gratuita a todos os brasileiros

O presidente Jair Bolsonaro voltou a prometer vacina gratuita para todos os brasileiros, desde que tenha autorização de uso por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). continua depois da publicidade “Havendo certificação da Anvisa (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória”, escreveu em uma […]

O presidente Jair Bolsonaro voltou a prometer vacina gratuita para todos os brasileiros, desde que tenha autorização de uso por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

continua depois da publicidade

“Havendo certificação da Anvisa (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória”, escreveu em uma postagem no Twitter.


O post coincidiu com o acirramento de tensões pela divulgação do plano nacional de vacinação e pelo fato do governo de São Paulo já ter anunciado que começará a vacinar sua população a partir de 25 de janeiro com a Coronavac, imunizante criticado pelo presidente por ter origem chinesa.

continua depois da publicidade

Em nenhum momento ele falou especificamente sobre a possibilidade de o governo utilizar a Coronavac. No entanto, em outubro, Bolsonaro desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a incluir a vacina desenvolvida pela Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Bolsonaro já havia prometido a vacina anteriormente

Esta não foi a primeira vez que Bolsonaro prometeu vacinação gratuita e universal. No fim do mês de novembro, durante um encontro com empresários em São Paulo, o presidente falou sobre a vacinação. Disse que seria gratuita e voluntária, ou seja, não obrigaria as pessoas a se vacinarem.

“Nenhuma vacina ainda completou a terceira fase (de estudos). A vacina, uma vez certificada pela Anvisa, nós compraremos para que a população possa, de forma voluntária e gratuita, receber a aplicação da mesma”, afirmou Bolsonaro na época.

continua depois da publicidade

Plano de vacinação ainda não foi divulgado

O Ministério da Saúde vem sendo criticado por ainda não ter divulgado oficialmente o plano de vacinação para o país. Apenas uma prévia foi apresentada para a imprensa durante uma coletiva. Todavia, não foi informado sobre o cronograma e nem o plano de logística que o governo deverá executar para distribuir o imunizante e aplicá-lo conforme as normas sanitárias.