A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 traz algumas novidades, a principal delas é a realização do Enem Digital. Será uma aplicação piloto do exame que, nos próximo anos pode ser totalmente digital.
A versão digital do exame acontecerá nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021 e 100 mil estudantes devem participar dele.
Trouxemos alguns esclarecimentos sobre a aplicação do Enem digital, por isso continue acompanhando a nossa matéria.
É possível fazer Enem digital de casa?
Não é possível. Assim como na versão impressa, a versão digital propõe que os estudantes se desloquem até os locais de prova descritos no Cartão de Confirmação na data e hora lá estabelecidos.
Apenas algumas cidades terão locais de prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio, são elas:
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Campo Grande (MS);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Goiânia (GO);
- João Pessoa (PB);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Paulo (SP).
Assim, quem optou por essa modalidade e não reside em um destes locais, precisará se deslocar até elas nas datas marcadas para realizar o Enem digital.
Segurança do exame
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a estrutura montada quanto a segurança será a mesma que na versão impressa da prova.
O software que os estudantes farão uso foi desenvolvido apenas para uso no Enem Digital. Dessa forma, ele possui regras próprias estabelecidas pelo Inep, como:
- Bloqueio da conexão com a internet ou uso de dispositivos (USB, CD, entre outros);
- Impossibilidade de que programas como o Word sejam abertos durante a realização da prova.
Enem 2020 tem 5,8 milhões de inscritos
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que 5,68 milhões de estudantes se cadastraram para fazer a prova impressa. Outros 96 mil se cadastraram para a versão digital, que ocorrerá pela primeira vez.
Segundo o Inep, o total representa um aumento de 13,5% em relação ao ano passado.