Bolsonaro pede para população economizar energia elétrica

Nesta quinta-feira (03/12), o presidente Jair Bolsonaro pediu para população economizar energia elétrica. O apelo foi feito durante a sua tradicional live pelas redes sociais. O presidente aproveitou para alertar sobre o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas do país. continua depois da publicidade “Já estamos numa campanha para economizar energia. Tenho certeza que você, […]

Nesta quinta-feira (03/12), o presidente Jair Bolsonaro pediu para população economizar energia elétrica. O apelo foi feito durante a sua tradicional live pelas redes sociais. O presidente aproveitou para alertar sobre o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas do país.

continua depois da publicidade

“Já estamos numa campanha para economizar energia. Tenho certeza que você, que está em casa agora, pode apagar uma luz, evitar o desperdício. Tome um banho um pouquinho mais rápido, que ajuda a manter os reservatórios um pouco mais altos”, disse Bolsonaro.

Vale destacar que durante a live, na qual, o presidente falou para população economizar energia elétrica, houve participação dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, diretamente envolvidos com a situação.

continua depois da publicidade

Em um dado momento, Albuquerque tomou a palavra para falar sobre a situação. “Os reservatórios estão muito baixos, presidente. Dentro dos registros que temos no Ministério de Minas e Energia, desde 2000, não se tem uma seca tão grande nos nossos reservatórios do Sul, e desde 2015, nos [reservatórios] do Centro-Oeste e Sudeste do país”, alertou o ministro.

Ainda segundo ele, o governo teve que colocar as usinas termelétricas em funcionamento, o que gera mais custos de produção de energia. Ele também aproveitou para frisar que cerca de 65% da energia elétrica do país é gerada em hidrelétricas.

Aneel sobe o preço das contas para dezembro

Vale lembrar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) voltou a subir o preço da conta de luz ao reativar as bandeiras tarifárias. Em dezembro, será a vermelha patamar 2, mais alta que existe. Sendo assim, a cada 100 quilowatts-hora consumidos serão acrescidos R$ 6,243 ao valor final da conta.

continua depois da publicidade

Bolsonaro defendeu o aumento da bandeira tarifária. “Não é maldade da gente, não é pra arrecadar mais. É porque estamos usando energia de fonte mais cara, como termoelétrica, e daí fica bem mais caro pra pagar essa diferença. Por isso que se bota a bandeira a bandeira vermelha a R$ 6 [a cada 100 quilowatts de energia consumida]”, comentou o presidente.

Bolsonaro falou de apagão

Dias antes da live, o presidente chegou a falar de apagão caso não haja controle do consumo ao responder um internauta nas redes sociais. “As represas estão [com] níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”, escreveu.