No final do mês de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um novo canal de atendimento online. Se trata de um assistente virtual, feito em parceria com o WhatsApp, o Chatbot, como é conhecido esse mecanismo, que tem objetivo de esclarecer dúvidas sobre as eleições municipais de 2020.
Assim, o TSE está no WhatsApp informando dados de votação, prazos para a justificativa, recomendações de segurança e checagem de informações.
A parceria entre o Tribunal e o WhatsApp faz parte de uma série de ações que o órgão vem adotando com objetivo de modernizar o processo eleitoral. Neste ano, por exemplo, eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral justificam a ausência por meio de aplicativo.
TSE está no WhatsApp: veja como entrar em contato
Para acessar o chatbot, o cidadão deverá iniciar uma conversa com o canal oficial do TSE no WhatsApp. Para isso, faça um dos seguintes passos:
- Adicione o número +55 61 9637-1078 na sua agenda de contatos pessoal;
- Inicie uma conversa por meio da página (se o usuário estiver logado no WhatsApp no computador);
- Aponte a câmera do seu celular ou o leitor de QR Code do aparelho disponível no endereço eletrônico.
Após realizar um dos procedimentos anteriores, mande uma mensagem de apresentação e o chatbot automaticamente responderá. Selecione a opção “Quero receber” para finalizar o cadastro no chat.
A partir daí, o canal vai apresentar uma lista com os temas disponíveis para o eleitor tirar suas dúvidas. São eles:
- Informações sobre candidaturas;
- De votação local;
- Dicas a mesárias e mesários, entre outros.
Além das dicas gerais, que valem para todos os eleitores de todos os estados brasileiros, é possível consultar informações específicas do município em que vota.
Sobre as eleições municipais de 2020
As Eleições 2020, em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, ficaram remarcadas para os dias 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro de 2020 (quando houver segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores), das 7h às 17h.
Os eleitores idosos, a partir dos 60 anos, terão preferência para votarem no período das 07h às 10h.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o voto por meio do aplicativo e-Título. A plataforma está disponível para sistemas Android e iOS. Assim, os cidadãos poderão utilizar o celular como alternativa ao título de eleitor e/ou documento de identidade. A medida vale apenas para quem realizou o cadastro biométrico.
Além disso, vale lembrar que todas as medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus estão sendo adotadas, como uso de máscaras (obrigatório nos locais de votação), uso do álcool em gel e o distanciamento social.