Os cidadãos brasileiros que pretendem solicitar a aposentadoria do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social já podem usar o aplicativo do órgão para isso. Disponível para celulares com sistema Android e iOS, o Meu INSS pode ser baixado de maneira gratuita.
Mas só quem for solicitar aposentadoria por anos de contribuição ou por idade podem usar o app para isso. Os outros tipos de aposentadoria do INSS exigem o comparecimento do solicitante em uma das agências da previdência social.
O que fazer antes de solicitar a aposentadoria do INSS?
Quem atende aos requisitos de aposentadoria e pretende dar entrada no processo pelo aplicativo deve estar atento ao CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Havendo qualquer informação errada neste cadastro, é possível que a solicitação de aposentadoria dê erro.
Pelo próprio aplicativo é possível fazer a consulta à base de dados do CNIS, na opção “Extrato de Contribuição CNIS”. Para fazer alterações no cadastro, é necessário entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. Assim que autorizada, as alterações podem ser feitas no Meu INSS.
Documentação
Mas atenção: somente usuários que vão solicitar a aposentadoria podem fazer alterações no CNIS. Caso precise de documentos complementares, o Instituto Nacional do Seguro Social pede que o solicitante envie no aplicativo ou vá até uma agência depositar o documento na urna do INSS.
Para ir até uma agência da previdência social, é necessário que o cidadão ligue para o número 135 e agende um horário. Lá serão requeridos o número de protocolo gerado no Meu INSS para a solicitação da aposentadoria, o nome completo e o número de CPF de quem vai entregar os documentos. Também é preciso:
- Preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”
- Inseri-lo em um envelope lacrado formulário com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência.
- Identificado o envelope pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.
Depósito em urnas
As urnas ficam disponíveis nas agências de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. Esse tipo de entrega é chamada de “Exigência Expressa” e não pode ser solicitada em pedidos de antecipação do auxílio-doença.
A caixa coletora promove o não contato físico para proteção da saúde dos entregadores e não existe nenhum protocolo ou recibo de entrega do envelope. Documentos originais não devem ser colocados na urna e as cópias não precisam de autenticação de cartório.