Serviços públicos passam por processo de adaptação tecnológica. Cerca de 400 foram migrados no início da crise da COVID-19 até agora. Os serviços mais procurados são o saque do Abono Salarial, a obtenção da Carteira de Trabalho e a solicitação do Seguro-Desemprego. De acordo com o levantamento, o portal gov.br, o Governo Federal oferece mil serviços digitalizados.
A meta do Ministério da Economia é digitalizar cem por cento dos 3,8 mil serviços do Governo Federal até 2022. “São serviços que atendem a toda a população brasileira. Ao trabalhador, por exemplo, o seguro-desemprego e a carteira de trabalho digital. Ao motorista, a carteira digital de trânsito, e aos beneficiários do INSS todos os serviços estão disponíveis na palma da mão, 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o secretário de gestão digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.
Hoje, 81,2 milhões de pessoas são usuárias no site do Governo Federal para acessar os serviços públicos de forma digital. O número de acessos ao portal saltou de 4 milhões em janeiro para os atuais 15 milhões mensais, em setembro.
Governo Federal oferece mil serviços digitalizados!
Pelo site do Governo Federal é possível solicitar, por exemplo, a carteira de trabalho, a carteira digital de trânsito, o seguro desemprego e a aposentadoria por tempo de contribuição. Com a Covid-19, a inscrição no cadastro único para programas sociais do Governo Federal, a solicitação do auxílio emergencial e do seguro desemprego ficaram entre os serviços mais solicitados.
O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luiz Felipe Monteiro, destacou que com o gov.br todos saem ganhando. “Ganha o Governo, que entrega os serviços de forma mais eficiente, mais barata para o cidadão. Ganha o cidadão conectado, que acessa, no conforto do seu lar, a qualquer hora do dia, os serviços públicos”, ressaltou.
“Também ganha aquele cidadão que, por opção ou por falta de acesso, não conseguiu encontrar o Governo nos canais digitais. Nesse caso, as agências presenciais estarão muito mais confortáveis porque boa parte da população atendida migrou para o canal digital”, completou Luiz Felipe Monteiro.
Estratégia Digital para economia na oferta de serviços
A digitalização de serviços públicos faz parte da Estratégia de Governo Digital. Dos cerca de R$ 2 bilhões poupados com a transformação digital, R$ 1,5 bilhão da economia será por eliminar a necessidade do usuário em ir até às agências dos órgãos públicos, gastar com transporte e dispor de tempo.
Os outros R$ 500 milhões são de economia ao eliminar a burocracia, reduzir o uso de papel, de contratação de pessoal para atendimento presencial e redução de perdas com erros e fraudes. Com a estratégia, a estimativa de economia em cinco anos, de 2020 a 2025, é de R$ 38 bilhões.