A segunda etapa de saques do FGTS Emergencial, no valor de R$ 1.045, vai ser liberada para os nascidos nos meses de julho e agosto neste sábado (17). O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já havia liberado a função para os nascidos de janeiro a junho.
Antes de poder sacar e fazer transferências bancárias, os usuários já podiam ter acesso ao dinheiro pela Conta Poupança Digital Social, criada pela Caixa para facilitar o recebimento dos valores.
O benefício foi liberado como mais uma medida do Governo Federal para conter a crise econômica causada pela pandemia de COVID-19. Todos os trabalhadores que têm contas com saldo – ativas e inativas – no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço puderam sacar o valor de um salário mínimo, R$ 1045.
Poupança Digital
Antes de liberar o saque, a Caixa Econômica Federal disponibilizou o valor em uma Conta Poupança Digital Social dos usuários feitas especialmente para isso. Por falta de papel-moeda para a impressão de novas notas, o dinheiro disponibilizado podia ser usado para o pagamento de boletos, contas e compras digitais.
Nessa segunda fase, o dinheiro pode ser sacado em espécie pelo beneficiário ou usado em transferências bancárias. Caso o trabalhador não deseje o saque, ele deve avisar a Caixa Econômica Federal com 10 dias de antecedência. Confira o calendário:
Calendário de Saques do FGTS Emergencial
- 25 de julho: nascidos em janeiro;
- 08 de agosto: nascidos em fevereiro;
- 22 de agosto: nascidos em março;
- 05 de setembro: nascidos em abril;
- 19 de setembro: nascidos em maio;
- 03 de outubro: nascidos em junho;
- 17 de outubro: nascidos em julho;
- 17 de outubro: nascidos em agosto;
- 31 de outubro: nascidos em setembro;
- 31 de outubro: nascidos em outubro;
- 14 de novembro: nascidos em novembro;
- 14 de novembro: nascidos em dezembro.
O valor na Conta Poupança Digital Social para compras online e pagamento de boletos já foi disponibilizado para todos os cidadãos com conta, ativa ou inativa, do FGTS.
Saque Emergencial FGTS
Autorizado pela Medida Provisória n° 946/2020 de 7 de abril de 2020, o Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma medida adotada pelo Governo Federal para enfrentar os impactos causados pelo novo Coronavírus. O saque pode ser feito até 31 de dezembro de 2020.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem consultar o valor do Saque Emergencial FGTS e a data que o valor estará disponível para eles na Conta Poupança Social Digital no aplicativo do FGTS (disponível para Android e IOS), no site do FGTS, pelo Internet Banking da Caixa ou pelo telefone CAIXA 111, clicando na opção 2.