Início da vacinação contra a dengue em Salvador atinge 780 pessoas

A campanha de vacinação contra a dengue em Salvador começou na sexta-feira, com 780 pessoas imunizadas no primeiro dia.

O primeiro dia de vacinação contra a dengue em Salvador, realizado na última sexta-feira (16), resultou em 780 pessoas imunizadas. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no sábado (17).

continua depois da publicidade

A vacinação contra a dengue na capital baiana foi iniciada com o objetivo de proteger as crianças de 10 e 11 anos, que são o público-alvo desta campanha. No entanto, esse número de imunizados representa menos de 1% do total esperado, uma vez que a cidade tem 87.307 crianças nessa faixa etária.

Apesar do baixo percentual, a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destacou a positividade do balanço do primeiro dia de vacinação. “Este é um número bastante positivo considerando que boa parte do dia foi de sensibilização e orientação às famílias, pais e responsáveis para a importância da vacina que evita o agravamento pela dengue”, disse a gestora.

continua depois da publicidade

Atualmente, a vacina está sendo oferecida em 30 postos de saúde em Salvador. No entanto, a secretária já anunciou que está estudando a ampliação do atendimento. “Estamos utilizando esta estratégia das unidades de referência por distrito sanitário, mas já nos preparando para a adoção da vacinação nas escolas e, eventualmente, em drives com a chegada de novos lotes; entendendo que essas são iniciativas de otimização ao acesso e proteção à saúde da nossa sociedade, principalmente para as nossas crianças e adolescentes”, afirmou Matos.

Salvador recebeu a primeira remessa da vacina contra a dengue na quinta-feira (15), com um total de 56.493 doses destinadas à imunização na cidade. O início da campanha de vacinação nos postos de saúde foi precedido por uma ação na Organização do Auxílio Fraterno, na Liberdade, onde as crianças da instituição que pertencem ao grupo prioritário foram beneficiadas.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. A vacinação é uma importante estratégia de prevenção e controle da doença, que pode se agravar e levar a complicações sérias e até mesmo à morte.

continua depois da publicidade

Com o início da campanha de vacinação, Salvador se junta a outras cidades brasileiras na luta contra a dengue. É importante que os pais e responsáveis levem as crianças para serem vacinadas e contribuam para a proteção da saúde da população.