Variante da Covid-19 surge em Salvador e mais 16 municípios da Bahia

Variantes identificadas pelo Lacen são classificadas como de interesse e fazem com que a Sesab intensifique as imunizações no período pré-carnavalesco.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia divulgou, na última sexta-feira (2), uma informação preocupante sobre uma descoberta feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). De acordo com os estudos e levantamentos do órgão do governo estadual, duas sublinhagens da variante Ômicron, responsável pelo vírus Covid-19, estão em circulação na capital do estado, Salvador, e em mais 16 cidades.

continua depois da publicidade

Estas informações são resultados de uma pesquisa com coletas feitas entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024. Conforme os dados do Lacen, as cepas JN.1 e JN.1.1, que estão em circulação, são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de relevante interesse, haja vista que, quando comparadas com a variante original, percebe-se que seu genoma retém mutações que modificam o fenótipo do vírus. Deste modo, entende-se que elas podem alterar o conjunto de características observáveis do vírus.

Deste modo, entendemos que ela se torna de relevante interesse quando reúne algumas características sobre transmissão. Neste sentido, a variante é responsável pela transmissão comunitária, abrangendo vários casos ou agrupamentos de casos, que são classificados como clusters ou ainda em vários países. Igualmente, a respectiva variante é classificada como de interesse pela OMS a partir de critérios avaliativos do Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus SARS-CoV-2.

continua depois da publicidade

Veja a lista de municípios com casos das cepas JN.1 e JN.1.1

Adustina; Alagoinhas; Amélia Rodrigues; Barrocas; Camaçari; Catu; Conceição da Feira; Conceição do Coité; Feira de Santana; Paripiranga; Piatã; Pintadas; Pojuca; Salvador; Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.

Com o advento da descoberta desta variante, o processo de imunização contra a Covid-19 será intensificado, conforme recomendação da Sesab. Neste período das festas de verão, que acabam aglomerando grandes multidões, a exemplo do carnaval, a secretária de saúde do estado, Roberta Santana, recomenda que as pessoas mantenham o esquema vacinal em dia.

Campanha de vacinação

A Sesab, neste período que antecede o carnaval, tem realizado diversas campanhas de vacinação para a imunização da população por meio da vacina bivalente. A vacinação está sendo disponibilizada para pessoas a partir dos 12 anos.

continua depois da publicidade