Na tarde da última segunda-feira (5), a Defesa Civil do Estado da Bahia – Sudec divulgou um balanço das informações sobre os prejuízos e as vítimas das chuvas que caíram no estado entre a metade e o final do mês de janeiro. De acordo com os dados, são cerca de 9.1 mil pessoas desalojadas e 6 vítimas que morreram em consequência das chuvas.
O balanço aponta ainda que cerca de 598 pessoas estão desabrigadas e o número de pessoas afetadas, de alguma maneira, por conta das chuvas é de 117 mil, espalhadas nos 34 municípios com maior índice pluviométrico. Vale lembrar que 24 dos 34 municípios atingidos pelas chuvas já estão sob decreto emergencial.
Estradas interditadas em todo o estado
Com as chuvas do mês de janeiro, diversas estradas tiveram de ser interditadas pela Defesa Civil; entretanto, a maioria já está liberada novamente. No entanto, ainda restam alguns trechos que permanecem interditados. Um dos pontos de estrada atingidos é na BA-120, no trecho de Monte Santo, que interliga o trevo de ligação aos distritos de Caldeirão de Areia, Riacho da Onça e Lagoa das Pedras.
Em Muquém de São Francisco, uma das regiões mais atingidas pelas chuvas, as obras no trecho da BA-161 que vai até a ligação com Boa Vista do Pixaim continuam. A boa notícia é que, para quem pretende pegar a BR-242, principal trecho de ligação pela rodovia BA-172, o tráfego segue normal. Já em Sobradinho, no trecho da BA-210, foi feito um desvio para liberação do tráfego enquanto a restauração é realizada na malha asfáltica.
Municípios afetados pelas chuvas que estão sob decreto emergencial
Ao todo, 24 municípios estão sob decreto emergencial; nesse sentido, possuem algumas vantagens na captação de recursos e execução de obras para atendimento da população. Os municípios que já estão sendo assistidos pelos governos estadual e federal são os seguintes:
Dário Meira; Cotegipe; Ilhéus; Medeiros Neto; Ibicuí; Anagé; Muquém do São Francisco; Quinjingue; Wanderley; Ubaíra; Nova Canaã; Saubara; Iguaí; Lagoa Real; Cícero Dantas; Cansanção; Cravolândia; São Miguel das Matas; Monte Santo; Contendas do Sincorá; Mutuípe; Barra; Itaju do Colônia e Milagres.
Previsão fevereiro 2024
Segundo informações da Agência Climatempo, este mês de fevereiro será marcado por chuvas acima da média no interior e litoral do estado da Bahia. As regiões de divisa com o norte de Minas Gerais e Goiás são as que podem acumular maior quantidade de chuvas.
A previsão é que a partir do próximo dia 11 de fevereiro de 2024, as chuvas retornem com maior intensidade. O Inmet já emitiu alertas para essas regiões que ainda se recuperam das últimas chuvas.