Bahia anuncia data de início para vacinação antirrábica de cães e gatos

Mantenha-se informado sobre o calendário de vacinação antirrábica na Bahia. A campanha de imunização dos animais ocorrerá, em todo o estado.

Conforme anunciado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesap), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a campanha de vacinação antirrábica na Bahia irá ocorrer entre os dias 31 de julho a 9 de setembro em todo o estado, com foco no dia 1 de setembro.

continua depois da publicidade

O vírus da raiva, que possui taxa de letalidade de quase 100%, está circulando no Estado da Bahia através de cavalos, bois, morcegos e raposas.

Portanto, é altamente necessário elevar os números da cobertura vacinal, para ser mantido o controle da doença em todo o território do estado.

continua depois da publicidade

Como participar da campanha de vacinação?

Caso você tenha cães e/ou gatos com, no mínimo, três meses de vida, basta levá-los ao local de vacinação mais próximo de sua casa. Assim, você estará protegendo sua família, seus animais e toda a população do Estado da Bahia, evitando a disseminação do vírus.

Após imunizados pela primeira vez, é necessário que sejam vacinados regularmente, todos os anos.

Para a proteção da população, a Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis (COVEDI) estipulou a meta de imunizar, aproximadamente, 2,5 milhões de gatos e cães por todo o território baiano durante a campanha deste ano.

continua depois da publicidade

A fim de alcançar esse objetivo, a campanha abrangerá todos os 417 municípios do estado, utilizando-se de estratégias de vacinação específicas para cada diferente localidade.

A importância de vacinar os seus animais de estimação

O Grupo Técnico Raiva, equipe responsável por organizar a campanha de vacinação, reforça que a raiva é uma doença – transmitida por animais – que pode levar o paciente à morte.

O último óbito decorrente de raiva aconteceu em 2017 no sudoeste do estado, em Paramirim, após um morcego infectado com o vírus da raiva morder um morador local.

continua depois da publicidade

Apesar da Bahia não ter registrado nenhum caso de raiva em humanos desde então – e nem raiva em animais domésticos nos primeiros meses deste ano – segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), existe a presença do vírus da raiva em bois, cavalos e animais silvestres.