Como se proteger de furtos no Carnaval? Veja 5 dicas que vão te ajudar

Ansioso para participar da folia neste ano? Confira algumas dicas para ficar mais protegido nos dias de Carnaval.

Assim como em qualquer festa em que há aglomeração, roubos e furtos de celulares e outros bens, além de golpes, são comuns durante o Carnaval. A falta de atenção aliada ao consumo de bebida alcoólica contribuem para o aumento da incidência desse tipo de crime.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, é preciso tomar algumas precauções para proteger seus dados pessoais e finanças, uma vez que é por meio do celular que acessamos aplicativos de bancos e redes sociais. Veja a seguir algumas dicas de como evitar esses problemas durante a folia.

5 dicas para se proteger de furtos no Carnaval

1. Leve o celular e outros itens de valor numa pochete ou doleira

A pochete é uma opção mais segura que os bolsos, que costumam ser de fácil acesso. Contudo, ainda é necessário ter muita atenção, visto que pessoas mal-intencionadas podem abrir o zíper da sua bolsinha.

continua depois da publicidade

Uma dica é usá-la com o zíper virado para o corpo ou por baixo da roupa. Nela, além do celular, você pode guardar documentos, chaves, dinheiro em cédula e outros pertences. Inclusive, especialistas recomendam deixar o cartão de crédito em casa, para evitar golpes e ter um maior controle sobre os gastos.

2. Evite andar sozinho

Se você vai curtir a folia nos blocos de rua, evite ficar sozinho, ou seja, longe de amigos ou pessoas conhecidas. Em caso de ocorrer algum problema, como o furto do seu celular, um colega pode ajudá-lo a rastrear o aparelho e/ou acionar a polícia.

3. Desative a função de pagamento por aproximação no aplicativo do seu banco

Essa medida serve para que, em caso de furto do cartão, o criminoso não use a função de pagar por aproximação para fazer compras debitando na conta da vítima. Caso não consiga, deixe o cartão em casa ou guarde-o em um lugar seguro, como a pochete ou a doleira.

continua depois da publicidade

4. Evite aceitar alimentos e bebidas de estranhos

Aceitar bebidas e comidas de pessoas desconhecidas pode ser perigoso. O ideal é levar os próprios itens de consumo, para não ser surpreendido com algum golpe ou furto.

5. Fique longe das aglomerações

Além da violência, os momentos em grandes multidões podem ser propícios para roubos e furtos não serem percebidos em meio ao tumulto. Por isso, busque um lugar mais tranquilo e longe das aglomerações para se divertir e curtir a folia com mais segurança.

O que fazer em caso de furto?

A primeira coisa a ter em mente, diante de uma situação desse tipo, é fazer um Boletim de Ocorrência (BO). No caso do furto do celular, se você tiver anotado o Imei do aparelho, ele poderá ser consultado e registrado no BO. Além disso, você deve acionar a empresa de telefonia e o seu banco para evitar que os criminosos realizem transações em seu nome.

continua depois da publicidade

Em relação à prevenção, o bloqueio de tela por meio de uma senha forte é uma ótima medida para casos de roubos e furtos. Isso evita o fácil acesso aos seus dados, arquivos e finanças.

Caso o aparelho conte com a função de desbloquear a tela por reconhecimento facial, é aconselhado ativá-la, pois é mais eficiente que a impressão digital, senha padrão, PIN ou sequência numérica.

Por fim, caso deseje aproveitar o Carnaval com maior tranquilidade, você pode desinstalar aplicativos de bancos e habilitar senhas nos aplicativos de redes sociais, assim, em caso de imprevistos isso poderá evitar vazamento de dados e invasão de sua privacidade.

continua depois da publicidade