O segundo turno das Eleições 2022 acontece no próximo domingo (30). E, para garantir aos eleitores as condições para que exerçam o direito de voto, que no Brasil é obrigatório, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou as administrações municipais e concessionárias a fornecerem o transporte público gratuito no segundo turno.
Na decisão, há a proibição de punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa, uma vez que a autorização de transporte público nos dias das eleições tem o objetivo de garantir o direito de voto.
A princípio, a decisão foi individual, tomada por parte do ministro Luís Roberto Barroso. No entanto, posteriormente, o STF confirmou a decisão pela maioria dos votos.
Em Salvador haverá transporte público gratuito no segundo turno?
Com a decisão, capitais brasileiras começaram a aderir ao passe livre no segundo turno das Eleições 2022. Até o momento, 26 capitais já permitiram o transporte público no próximo domingo (30). Uma delas é Salvador.
A capital baiana permitiu o acesso aos ônibus municipais de forma gratuita no primeiro turno. Somente as passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais foram cobradas normalmente. O mesmo ocorrerá no segundo turno.
A seguir, veja quais são 26 capitais que permitirão o transporte público gratuito no segundo turno:
- Salvador;
- Rio Branco;
- Maceió;
- Manaus;
- Macapá;
- Fortaleza;
- Distrito Federal;
- Vitória;
- Goiânia;
- São Luís;
- Cuiabá;
- Campo Grande;
- Belo Horizonte;
- Belém;
- João Pessoa;
- Recife;
- Teresina;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Curitiba;
- Porto Velho;
- Natal;
- Porto Alegre
- Florianópolis;
- Boa Vista
Vale destacar que Rio Branco, capital do Acre, somente concederá o transporte público gratuito no segundo turno das Eleições 2022 na volta da votação. Para tanto, os eleitores deverão apresentar o comprovante de votação no embarque. O mesmo ocorreu no primeiro turno.