As chuvas em todo o estado da Bahia já provocaram uma série de interdições em estradas estaduais e federais. São inúmeros os estragos de infraestrutura deixados pelas chuvas que caem neste último mês do ano no estado nordestino. Vale lembrar que não somente rodovias ficaram interditadas. Vicinais que ligam comunidades às sedes dos municípios encontram-se na mesma condição.
Até o início desta terça-feira (28/12), alguns trechos foram liberados, mas ainda existem outros que permanecem sem poder serem utilizados. Muitos trechos entre Itabuna e Ilhéus já foram liberados, assim como entre Itabuna e Ibicaraí. Mas cidades da região Oeste sofreram com esses problemas nas estradas.
Um dos trechos mais críticos e complicados é na BR-349 entre Bom Jesus da Lapa e São Félix do Coribe, ambos na região oeste do estado. O asfalto foi todo arrancado pela correnteza e causou uma cratera. Esse trecho é muito importante para a região, pois liga essa região da Bahia à Brasília. No início da manhã desta terça-feira, já havia uma mobilização de máquinas para tentar conter o fluxo contínuo da água e, novamente, liberar a estrada.
Já na região do Extremo- Sul do estado, permanecem interditados os trechos da rodovia estadual BA-130 entre Ibitupã e Ibicuí e Itaiá a Ibicuí. A cidade de Ibicuí ficou por alguns dias completamente isolada, tendo acesso neste momento apenas para a cidade de Itabuna que já foi liberada.
Na BA-651 entre Itapitanga e Coaraci, continua interditado também. No local, ocorreu um transbordamento sobre a ponte na região de Barracão.