Famílias de baixa renda, com alunos que foram assíduos nas aulas e atividades pertinentes ao currículo escolar, receberão mais uma parcela do Programa Bolsa Presença, desenvolvido pelo governo da Bahia. Esta será a oitava parcela do respectivo programa que concede o valor de R$ 150,00 às famílias desses alunos.
Conforme anunciado pela imprensa oficial do governo, o pagamento ocorrerá nesta sexta-feira (10). O programa seleciona alunos da rede pública estadual de ensino cujas famílias estejam com cadastro ativo no CadÚnico e que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Entre as regras, também se destaca a assiduidade do aluno nas atividades escolares, participação nas ações avaliativas de aprendizagem que são promovidas nas escolas. Isso significa que o aluno, além de frequentar as aulas, precisa realizar as provas e demais atividades que avaliam seu processo de aprendizagem.
De acordo com dados oficiais, foram investidos R$ 469 milhões no respectivo programa, atendendo um público de 421.308 famílias e 528.213 estudantes. O programa é um braço do Programa Estado Solidário e visa diminuir os impactos sociais sofridos pelas famílias de baixa renda. Em 30 de setembro, através da Portaria nº 1522/2021, publicada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o governo ampliou a vigência e a concessão do benefício.
Os alunos recebem o benefício a partir de um cartão expedido pelo governo e, para aderir ao programa, cada um teve que assinar um termo junto à escola. Inclusive, ciente de que a média de frequência escolar mínima é de 75% por componente escolar.