Estão disponíveis, por meio do Programaê, doze cursos gratuitos na área de tecnologia, no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti). Os cursos são fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e startup Digital Innovation One (DIO).
- Quando as transferências por Pix podem ser cobradas?
- Como limpar o CPF no Serasa? Veja o passo a passo
Os cursos são classificados entre categorias de dificuldade: iniciantes, intermediários e avançados. Eles oferecem certificação depois da conclusão do curso, e são destinados a quem tem interesse em atuar na área de tecnologia, com foco em programação e desenvolvimento de softwares.
Cursos gratuitos na Bahia
Segundo informações do gestor do Programaê, Sócrates Santana, os cursos ofertados são aqueles mais procurados pelos profissionais da área. Por exemplo, o Java é a linguagem básica para a tecnologia, devido à sua programação e alto nível.
Assim, por meio do curso ‘Programação para internet com JavaScript’, o aluno terá um contato inicial e verá os principais pontos e codificação da linguagem e como começar a trabalhar com ela.
O único requisito para se inscrever em um dos cursos é ter mais de 18 anos. Para a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a oportunidade é uma excelente porta de entrada no mercado de trabalho.
“Promover acesso à educação em desenvolvimento de software para os nossos jovens é incentivar que eles possam ter um futuro promissor em um dos setores de maior potencial de crescimento no mercado de trabalho. Além disso, é um grande ganho econômico para o nosso estado, pois com profissionais capacitados, conseguimos atrair ainda mais empresas para a Bahia”, disse.
Como se inscrever?
Os interessados devem acessar o site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, clicar no banner do “Programaê”, que aparece na tela inicial, e solicitar inscrição.
Não há um prazo para encerramento das inscrições, isso acontecerá quando todas as vagas forem preenchidas. Por isso, a recomendação é que realize a sua o quanto antes, pois mais de 60% das vagas já estavam preenchidas.
Vale lembrar que é possível se inscrever em quantos cursos desejar.