Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a Sesab, o estado irá receber na tarde de hoje (18/01) as primeiras doses da CoronaVac. A vacinação na Bahia terá início nesta terça-feira (19/01), tanto na capital como nos municípios do interior.
Ao todo 376.600 doses foram destinadas nessa primeira fase aos baianos, esse quantitativo é suficiente para a imunização de 10,46% do total do grupo 1 da Bahia.
As doses que chegam hoje serão usadas para vacinar 188.300 pessoas (2 doses cada) do total de 1,8 milhão de cidadãos que fazem parte dessa primeira fase.
Vacinação na Bahia começa terça-feira (18)
Cerca de 45 mil doses da CoronaVac serão destinadas à capital do estado, Salvador. Só na cidade são necessárias 168 mil doses para fazer a imunização do grupo prioritário, portanto apenas 26,78% desses cidadãos serão imunizados nesta primeira fase.
Confira a ordem de vacinação dos cidadãos na Bahia, dividida em 4 fases:
Primeira fase
- Trabalhadores da Saúde;
- População idosa com 75 anos ou mais;
- Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas;
- Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.
Segunda fase
- Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase
- Pessoas com comorbidades crônicas;
- Tranplantados;
- Obesos.
Quarta fase
- Trabalhadores da educação;
- Pessoas com deficiência severa;
- Membros das forças armadas;
- Membros das forças de salvamento;
- Funcionários do sistema carcerário;
- População em privação de liberdade;
- Trabalhadores do transporte coletivo;
- Trabalhadores rodoviários de carga.
Portanto, a prioridade nesta primeira remessa de vacinas que chegará à Bahia será aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente ao combate do novo coronavírus. Os idosos, com 75 anos ou mais, também terão prioridade.
Assim como a população indígena e povos de comunidades ribeirinhas, além dos idosos de mais de 60 anos que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas. O primeiro baiano a ser vacinado será um idoso, morador do Osid – Obras Sociais Irmã Dulce.
De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, nesse primeiro momento a prioridade é de que os profissionais que estão atuando diretamente com os pacientes de COVID-19 sejam imunizados. E os idosos institucionalizados que vivem em situações de vulnerabilidade social por estarem em asilos e instituições psiquiátricas.
Ainda hoje, às 22h, as doses que chegarem ao aeroporto de Salvador serão distribuídas para os municípios de Barreiras; Guanambi; Ilhéus; Irecê; Vitória da Conquista; Paulo Afonso; Petrolina (PE) para Juazeiro (BA); Lençóis para Seabra e Porto Seguro. Sete aeronaves, dois helicópteros e 243 veículos serão usados no transporte e escolta das vacinas.