A empresa Brennand Energia pretende investir R$ 629 milhões em energia renovável no município de Sento Sé, no estado da Bahia. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado.
A expectativa é de abertura de cinco novos parques de geração de energia elétrica, um com fonte solar e os outros quatro com fonte eólica. Serão gerados 60 empregos diretos na construção, 60 na operação e 1,4 mil indiretos.
O protocolo foi firmado com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no dia 29 de dezembro de 2020.
“Encerramos o ano com esta excelente notícia. Investimento em fonte limpa e a Bahia ganha mais cinco parques renováveis. O estado, que tem contribuído de forma brilhante para diversificação da matriz energética utilizando seus potenciais naturais que são sol e vento. A empresa contribui ainda para o desenvolvimento da região, levando emprego e renda para o nosso povo. Que em 2021, possamos anunciar outros tantos investimentos”, afirmou o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Investimento em energia renovável na Bahia
A estimativa é que o primeiro parque solar da Brennand na Bahia, o Sol do São Francisco I, já entre em funcionamento em abril de 2021 e tenha capacidade instalada de produção de até 98,1 Gigawatts (GW) hora/ano.
Já os parques eólicos Morro Branco II e Baraunas IV, XV e XX tem previsão de começar a funcionar entre março e maio de 2022. Juntos terão capacidade de produzir 661,3 GWh/ano de energia.
De acordo com Adelson Ferraz, diretor da Brennand Energia, as obras civis dos cinco parques já foram iniciadas.
“Nossos investimentos são majoritariamente em energia eólica. Estamos fazendo esse parque solar para contribuir com a regularidade do suprimento de energia, uma complementa a outra. A energia eólica tem uma produção mais significativa à noite e durante o dia temos a produção solar, assim, fazemos uma entrega de energia o mais constante possível. Ressalto ainda a receptividade que temos tido do governo da Bahia, que oferece estrutura e tem entendido as necessidades do setor”, afirmou.
Juntas as usinas somam 341 Megawatts (MW) de capacidade instalada. Entretanto, a empresa ainda estuda o potencial em mais dois municípios, Campo Formoso e Juazeiro, ambos no estado da Bahia, o que pode ampliar este potencial.
Bahia lidera produção de energia solar
Informe sobre energias renováveis, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), indicou que a Bahia é o estado que mais gera energia solar fotovoltaica no Brasil. Em comparação aos outros estados brasileiros, o estado baiano contribui com 36%. O levantamento é de janeiro de 2020.
Ao total, o estado da Bahia possui 29 parques de geração de energia e a geração de 145,4 gigawatts por hora de energia elétrica e investimento de R$ 3,8 bilhões, segundo a pesquisa. Além disso, a Bahia lidera a comercialização de parques eólicos a partir dos leilões de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com 31,3%.