A Secretaria da Educação do Estado realiza, até a próxima segunda-feira (07/12), as matrículas para os selecionados no Programa Universidade para Todos (UPT).
A matrícula é feita exclusivamente via internet, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira. O passo a passo para o processo em cada universidade está disponível no Portal da Educação. Neste ano, foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
O projeto é elaborado em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB. A intenção do Programa Universidade Para Todos é facilitar o acesso de estudantes do ensino público ao ensino superior.
Início das aulas no Programa Universidade para Todos
Na primeira semana acontecem as aulas inaugurais, que esse ano será de 08 a 11 de dezembro, e será uma oportunidade para o acolhimento dos cursistas e apresentação da metodologia das atividades do Programa.
Além disso, serão promovidas palestras e rodas de conversas com apresentação das políticas de assistência e permanência estudantil, depoimentos e vivências de cursistas egressos e professores sobre a experiência do ensino superior, dentre outros temas.
Inscrições foram encerradas em novembro
As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) puderam ser realizadas até o dia 27 de novembro de 2020. Os registros foram gratuitos e realizados no Portal da Educação.
Marcius Gomes, coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, apontou que “nos últimos dez anos, o programa já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 27 mil estudantes. Com o decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020, o UPT passou a ser uma política pública de Estado para fortalecer as aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino estadual e municipal, para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior”.
Sobre o Programa Universidade Para Todos
Fundado em 2017, o Programa Universidade para Todos (UPT) foi criado pelo governo do estado da Bahia. O programa é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC).
O projeto é uma ação desenvolvida para assegurar o acesso dos alunos do ensino médio da rede pública estadual (concluintes e egressos) ao ensino superior. Por meio de iniciativas que ajudam os estudantes a consolidar e aprofundar seus conhecimentos desenvolvidos ao longo do ensino médio, para que eles possam concorrer e participar dos processos de seleção das instituições de ensino superior.
É importante destacar que o programa concede aos alunos o uniforme e material didático necessário. Além disso, os alunos que tiveram uma frequência igual ou superior a 75% das aulas no ensino regular, conseguem isenção da taxa de inscrição nas seleções realizadas pelas universidades do Estado da Bahia.