O instituto Couto Maia, em Salvador (BA), recebeu o reforço de 20 leitos e há a previsão da abertura de mais 20, no Hospital Espanhol, até o final da semana. Essa foi uma medida tomada pelo Governo da Bahia para lidar com o aumento da taxa de ocupação dos leitos reservados a internação e tratamento de pacientes com Covid-19.
Mais vagas estão sendo reabertas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, declarou que dependendo da demanda a iniciativa poderá fazer a ampliação de mais 80 leitos no Hospital Espanhol.
Outras cidades que receberam reforço de leitos foram: Juazeiro , no norte do Estado, que acrescentou mais 10 leitos; Feira de Santana, agora também conta com mais 10 vagas destinadas ao tratamento de paciente com Covid-19 e em Porto Seguro foi determinada a abertura de mais 10 leitos para auxiliar no atendimento de pessoas infectadas.
Crescimento do número de casos de Covid-19
Fábio Vilas-Boas declarou que o número de notificações de pessoas e internações por Covid-19 tem aumentado no Estado da Bahia. O Governo da Bahia tem acompanhado o crescimento do número de pessoas que estão com o vírus ativo no Estado, um total de 11.700 casos. Na capital, houve um aumento de 80% no número de atendimentos nos centros especializados em tratar pessoas com sintomas de Covid-19.
“Estamos vendo um aumento do número de notificações da Covid-19 e de internações. Precisamos continuar tomando todas as medidas de prevenção, como evitar aglomerações e o uso de máscaras. Enquanto governo, podemos garantir que situações excepcionais, como festas em locais públicos, sejam proibidas, mas é importante que todos colaborem”, disse o secretário.
O secretário da Saúde do Estado acrescentou que a situação atual parece ser mais séria do que as condições que a Bahia estava nos meses de junho e julho. “Pela primeira vez, todas as regiões da Bahia estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos. A sobrecarga no sistema é muito maior, uma vez que outros problemas como acidentes de trânsito também aumentaram”, alertou Vilas-Boas.
Governo da Bahia se prepara para vacinação
O Governo da Bahia, dirigido por Rui Costa, autorizou a montagem de uma rede de 100 ultrafreezeres, para que o Estado esteja preparado para estocar e distribuir a vacina da Moderna ou da Pfizer, se forem aprovadas para que sejam comercializadas.
Uma vez que as vacinas precisam ser preservadas em temperaturas inferiores a -70°C, o Governo da Bahia pretende adquirir equipamentos que alcancem a temperatura mínima de até -80°C.