Restaurantes Populares da Bahia: 1,3 milhão de refeições foram servidas

A assessoria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), do Governo do Estado, divulgou que os restaurantes populares da Bahia serviram 1,3 milhão de refeições no ano de 2020. As duas unidades funcionam de segunda à sexta-feira, e servem cerca de 5 mil refeições por dia. Os restaurantes populares da […]

A assessoria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), do Governo do Estado, divulgou que os restaurantes populares da Bahia serviram 1,3 milhão de refeições no ano de 2020. As duas unidades funcionam de segunda à sexta-feira, e servem cerca de 5 mil refeições por dia. Os restaurantes populares da Bahia ficam nos bairros da Liberdade e do Comércio, na capital, Salvador. As refeições são balanceadas e tem acompanhamento nutricional, além disso todas possuem sobremesa.

continua depois da publicidade

“Durante a pandemia, com o agravamento da fome e do grave quadro social que se desenhou, o trabalho de todos os envolvidos na operação do funcionamento dessas unidades foi fundamental. Além de oferecermos alimentação a quem precisa, fazemos isso com um nível alto de qualidade, que é reconhecida pela população”, afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Para o coordenador dos restaurantes populares da Bahia, Anielson Santos, o destaque fica para o fato das unidades continuarem “servindo refeição com qualidade, em quentinhas para evitar aglomeração, mas garantindo um direito básico de todo cidadão”. As unidades ficam abertas das 10h30 às 14h30. A refeição custa o valor simbólico de R$ 1, e crianças menores de cinco anos não pagam.

continua depois da publicidade

Restaurantes Populares da Bahia

Desde março deste ano, os restaurantes populares da Bahia passaram a servir quentinhas ao invés de almoço no local. A ação foi tomada para garantir a segurança de todos os usuários dos estabelecimentos, assim como a dos funcionários das duas unidades, em meio à pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

Os Restaurantes Populares da Bahia fornecem ao todo 4.945 refeições por dia, sendo 2.645 na unidade Comércio e 2.300 na unidade. O cardápio dos restaurantes é montado previamente todos os meses e varia todos dos dias. A proteína sempre é mudada, para que na semana haja uma alternância entre carne branca e carne vermelha. Há opções de salada, frutas e sobremesa.

“O direito à alimentação é garantido constitucionalmente para todas as pessoas. A estratégia dos restaurantes populares assegura à população em situação de vulnerabilidade a possibilidade de ter uma refeição de qualidade e balanceada a um valor simbólico. Neste cenário de pandemia que vivenciamos, essa estratégia se reveste de uma importância ainda maior porque as pessoas perderam seu poder aquisitivo e evidenciamos um aumento da situação de insegurança alimentar na nossa cidade”, disse o coordenador dos restaurantes populares da Bahia, Anielson Santos.

continua depois da publicidade

Cumprindo assim a missão da SJDGHDS de “promover o acesso às políticas públicas voltadas à garantia de direitos para a população no Estado da Bahia”.