O Governo do Estado da Bahia divulgou, em seu portal oficial, que o contrato para a construção da Ponte Salvador-Itaparica será assinado no dia 12 de novembro deste ano. A obra é muito esperada por milhares de cidadão baianos.
Quem irá executar a obra é o consórcio chinês formado pelas estatais China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20).
A data para assinatura do contrato da Ponte Salvador-Itaparica iria ser assinado no início deste ano, mas a pandemia de COVID-19 fez com que o ato fosse adiado. Após a assinatura, as companhias chinesas têm o prazo de 12 meses (1 ano) para elaborar o projeto e mais 48 meses (4 anos) para executar o equipamento.
Ponte Salvador-Itaparica
Segundo a notícia do site do Governo Estadual, a Ponte Salvador-Itaparica terá uma extensão de 12,4 quilômetros. Os acessos à ponte serão feitos por Salvador – através de túneis e viadutos – em Vera Cruz – com uma ligação à rodovia BA-001. Além disso, é provável que uma nova rodovia expressa faça uma ligação com a Ponte do Funil (que será revitalizada).
O investimento feito na nova ponte será de R$ 5,4 bilhões, como é uma parceria Público-Privada, o Estado irá investir apenas R$ 1,5 bilhões. A concessão para a execução do projeto é de 35 anos, sendo assim a concessionária possui o prazo de cinco anos para a realização de estudos e construção da ponte e mais 30 anos de gestão.
Segundo o plano apresentado, 24 municípios baianos serão beneficiados com a construção da Ponte Salvador-Itaparica por conta do encurtamento de trajeto. Além deles, outras 52 cidades devem ter a distância reduzida entre 20% e 40% do percurso atual. O projeto irá melhorar a ligação entre a capital, a região metropolitana e o sul da Bahia.
A expectativa é que 7 mil empregos serão disponibilizados na construção da Ponte Salvador-Itaparica. E mais de 100 mil outros sejam gerados durante a administração do consórcio na ponte.
Assinatura do contrato
O leilão, que foi vencido pelas empresas do consórcio no dia 13 de dezembro de 2019, será oficialização com assinatura do contrato de licitação. Segundo a PGE – Procuradoria Geral do Estado da Bahia, auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) tentaram, em 2019, suspender o andamento da obra porque havia irregularidades no orçamento geral da ponte e na quantidade de material solicitado para a a construção. A Procuradoria informou que discorda da argumentação dos auditores porque a análise parcerias público-privadas devem ser diferentes da análise feita em obras apenas governamentais.