O governo estadual da Bahia anunciou que investirá 32 milhões para construir hospital oncológico em Barreiras. No caso, o investimento será para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que irá atender pessoas de 36 municípios da região oeste, local que possui aproximadamente um milhão de habitantes.
Foi informado que o Unacon será uma ampliação do Hospital do Oeste em Barreiras e faz parte do que foi denominado de terceira etapa. De acordo com o governo, em fevereiro de 2020 foram entregues 62 leitos, ou seja, a primeira etapa.
Espera-se que, em breve, seja entregue a segunda parte, construção de um necrotério e implantação da hemodinâmica na unidade. A terceira fase, como informado, será a Unacon, contando com 36 leitos.
Os leitos serão subdivididos da seguinte maneira:
- UTI adulto (20 leitos);
- UTI Neonatal (três leitos);
- Quimioterapia (dez leitos);
- Centro Obstétrico (três leitos).
Investimentos para o hospital oncológico em Barreiras
Segundo o governo, o hospital oncológico em Barreiras custará um pouco mais de R$ 32 milhões. Do total, cerca de R$ 16,7 milhões serão para as obras que ocuparão 2,6 mil metros quadrados. O restante do dinheiro irá para a compra de equipamentos hospitalares para o tratamento da doença.
De acordo com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o hospital oncológico em Barreiras trará conforto aos pacientes e evitará que as pessoas desloquem grandes distâncias para serem atendidas.
Se tudo sair dentro dos planos do governo, o hospital será entregue no segundo semestre de 2021 e atenderá a população de forma gratuita.
Outro hospital a caminho
No mês de outubro, o governador Rui Costa assinou um decreto com o objetivo de desapropriar uma região do bairro de Stiep, me Salvador, para a construção de um novo hospital. Foi informado que a unidade de saúde será voltada a área de ortopedia.
Serão 200 leitos, sendo 20 para UTI adulto e dez ao UTI pediátrico e mais 12 salas de cirurgia, com duas ambulatoriais.