A campanha de multivacinação foi prorrogada em todo o país. A mobilização foi iniciada no dia 05 de outubro e seria finalizada no dia 30 do mesmo mês nos postos de saúde do Brasil. Contudo, a campanha teve seu calendário estendido até 30 de novembro de 2020.
A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade tem como meta reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país.
O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Já as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.
A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.
Campanha de multivacinação prorrogada, saiba mais!
Foi prorrogada até o próximo dia 30 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação.
É preciso estar atento às idades para atualização da caderneta de vacinação das crianças.
Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) salientam a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes. “Contamos com o apoio de todos os profissionais de saúde e gestores, para que seja alcançado o êxito das estratégias de vacinação. Precisamos aumentar as coberturas vacinais e ampliar a proteção da saúde de nossa população”, afirmou Vânia Rebouças, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesab.
Ainda de acordo com ela, a meta não diminuiu em razão da pandemia. “A meta é de vacinar 95% do grupo alvo de um ano a menor de cinco anos de idade, de forma indiscriminada”, conclui.
Covid-19: medidas serão adotadas nos postos de saúde para proteger população
Para assegurar a saúde da população, o Ministério da Saúde orientou que fossem tomadas medidas de prevenção contra a covid-19.
Dentre as medidas a serem adotadas estão:
- Disponibilização de locais para lavagem das mãos ou álcool em gel;
- Promoção da vacinação em locais abertos e ventilados;
- Realizar triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação.