De acordo com a assessoria de imprensa da Saeb, agora os atendimentos do Procon-BA deverão ser agendados virtualmente. A Secretaria de Administração do Governo da Bahia informou que os cidadãos poderão utilizar celulares, computadores ou outros dispositivos com acesso à internet para acessar o SAC do Procon a partir de hoje (26/10).
Além da novidade nos agendamentos, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) começará a atender os por meio de videochamada, através da Rede SAC. Assim como as consultas individuais, o atendimento por vídeo deve ser agendado pelo portal do SAC Digital da Bahia.
A diretora de atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes, falou à Ascom da Saeb. “Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail. Para análise da documentação e descrição dos fatos, visando o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores”, explicou.
Atendimentos do Procon-BA
A Rede SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) disponibilizou, no mês de agosto, atendimentos do Planserv (plano de saúde subsidiado pelo Estado da Bahia) e do Ceprev (Centro de Atendimento Previdenciário) por videochamada. Só a Ceprev disponibilizou 285 atendimentos nos últimos dois meses.
Os serviços mais procurados pelos cidadãos no Procon-BA são de pensões previdenciárias e segunda via de contracheque, os dois tiveram 94 atendimentos cada. Já a solicitação de isenção de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) teve 77 marcações no período. Os usuários do Planserv já registraram 377 atendimentos via videochamada, 63 deles para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.
Como solicitar atendimento pelo SAC Digital?
Existem duas opções para os cidadãos que querem contatar os serviços do Procon-BA. Uma delas é acessar o site do SAC Digital, e a outra é baixar o aplicativo para celulares e tablets SAC Digital. O app está disponível para usuários dos sistemas Android, pelo Play Store, e iOS, pela App Store.
Nos dois meios, o sistema irá mostrar uma lista de datas disponíveis para o solicitante que pode escolher a data de sua preferência. Depois disso, o próprio sistema envia um e-mail ou SMS com a confirmação do agendamento e o link para a videochamada. O cidadão precisa ter acesso a uma rede de internet para fazer o atendimento virtual.
Essa é a primeira fase de funcionamento dos agendamentos virtuais e, caso ela seja terminada com êxito, haverá uma expansão desse tipo de atendimento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar um aumento do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo”, contou Nilza Rios, diretora Operacional do SAC Digital para a Ascom/Saeb.