Com certeza, a dor de levar uma ferroada de abelha não permite que tenhamos muitas preocupações, naquele momento, se não tentar aliviar o mal-estar. Entretanto, para muitas pessoas, pode ser um mistério o que acontece com aquele minúsculo animal capaz de, muitas vezes, levar um ser humano para o hospital.
Para você entender certinho o que acontece, vamos explicar um pouco melhor como ocorre a picada e as consequências dela para a abelha:
Por que as abelhas picam?
O inseto faz isso por um forte instinto de proteção quando se sente ameaçado ou é incomodado por fortes vibrações sonoras ou cheiros muito pronunciados.
Além disso, o ataque também pode ocorrer para proteger a colmeia. Nesse caso também é liberado um feromônio que alerta as outras abelhas da ameaça.
Todas as abelhas têm ferrão?
Por mais que isso possa surpreender muita gente, a resposta é não. E aquelas que não têm ferrão se defendem como conseguem, algumas entram em ouvidos, nariz e olhos.
Outras mordem ou se enrolam nos pelos. Ainda existe uma espécie (conhecida como caça-fogo) que solta uma secreção que em contato com a pele causa queimaduras.
Depois de picar, a abelha morre?
Sim, o ferrão é uma espécie de prolongamento do abdômen, então, quando ele fica grudado na vítima, a abelha faz um último esforço e rompe seu interior. Após isso, estima-se que ela viva apenas mais 15 minutos.
Porém, não ache que ao voar ela terminou seu trabalho. Junto com o ferrão, fica um pedaço do intestino da abelha que continua bombeando veneno para dentro do corpo da vítima. Inclusive, algumas vezes, é possível ver o ferrão se mexendo sozinho.
Como mostramos, ferroar alguém pode ser muito pior para a abelha que para a pessoa. Então, evite contato desnecessários com esses animais tão úteis na polinização das plantas e com a habilidade incrível de fazer mel.