São Bernardo: 7 fatos curiosos sobre esta raça de cachorro

O São Bernardo ficou mundialmente conhecido na década de1990, graças aos filmes da franquia "Beethoven". Conheça 7 fatos curiosos sobre essa famosa raça de cachorro.

Se você viveu sua infância ou adolescência na década de 1990, com certeza já deve ter ouvido falar ou até mesmo visto alguns dos filmes da franquia “Beethoven”. Eles tinham como protagonista um cachorro da raça São Bernardo. Na época, os longas fizeram um enorme sucesso e cão ficou conhecido pelo mundo afora.

continua depois da publicidade

Mas, apesar de ter ficado famoso na década de 1990, o São Bernardo tem sua história iniciada há milhares de anos. Acredita-se que essa raça foi introduzida nos Alpes Suíços entre os anos de 1660 e 1670, época em que ficou conhecido por resgatar viajantes perdidos na região. Por este fato, até hoje os cães da raça carregam a fama de serem salva-vidas.

O seu nome advém do Monastério de Saint Bernard. Muitos anos atrás, os São Bernardos trabalhavam próximos a esse monastério, o que os fez serem chamados por esse nome. Se você ficou animado em saber mais sobre essa raça de cachorro, confira a seguir a lista com 7 fatos curiosos sobre o São Bernardo.

continua depois da publicidade

7 fatos curiosos sobre o São Bernardo

1. O São Bernardo baba em excesso

Um dos fatos curiosos sobre o São Bernardo é que eles tendem a babar em excesso. Isso se deve ao formato incomum da sua cabeça e mandíbula que, por sua vez, faz com que seus lábios e pele solta pendem para baixo. Por consequência, acaba saindo muita baba da boca desses cães. Isso tende a piorar quando eles estão com fome ou excitados.

2. O São Bernardo é um cão amoroso

Embora seja grande e musculoso, o São Bernardo é um cachorro amoroso, dócil e gentil. Por isso, ele é uma ótima companhia para famílias, principalmente para aquelas que têm crianças em casa. Mas não se enganem, apesar de ser adorável, o São Bernardo sabe proteger muito bem os membros de sua família em situação de perigo.

3. O São Bernardo não precisa de tantos banhos

Uma das características marcantes do São Bernardo é a sua grossa pelagem que, por sua vez, é considerada oleosa e resistente à água. Para que os óleos necessários ao bichinho não sejam removidos, a dica é não dar banho no pet com frequência.

continua depois da publicidade

Outra dica é que durante a limpeza o ideal é usar produtos neutros e específicos para cachorros. Vale escovar os pelos do São Bernardo semanalmente. Isso ajudará a manter o cão limpo e os seus pelo soltos.

4. O São Bernardo tem a maior língua do mundo

Outro fato curioso do São Bernardo é que ele já entrou no Guinness como sendo o cachorro com a língua mais comprida do mundo. É que um exemplar da raça, a cadela americana Mochi, possui uma língua de 18,58 cm. Até o momento, ela continua sendo a dona do recorde.

5. O São Bernardo salvava as pessoas do frio

Como dito, o São Bernardo era usado para resgatar viajantes. Nesses resgates, eles costumavam deitar sobre a pessoa para que seu corpo e pelo aquecessem o viajante encontrado na tentativa de salvá-lo do frio extremo.

continua depois da publicidade

6. O São Bernardo é um cachorro saudável

Uma curiosidade sobre o São Bernardo é que ele é um cachorro conhecido por ser forte e saudável. No entanto, por conta de seu tamanho, é comum os cães dessa raça desenvolverem a chamada displasia no quadril, doença que causa a degeneração da articulação do quadril do animal.

7. O São Bernardo vive em lugares frios

Os cães da raça São Bernardo nasceram para viverem em regiões com baixas temperaturas, longe do calor. Por isso, não estranhe se você nunca viu um exemplar da raça passeando em sua cidade ou em outras localidades do Brasil.