Há poucos dias, publicamos aqui no Tudo Bahia um texto a respeito de algumas frutas que podem ser oferecidas, com moderação, aos cachorros. Assim como é interessante saber quais frutas os doguinhos comem bem, é preciso ter noção de que algumas frutas devem passar longe da boca do seu pet.
Cuidar do seu cachorro com responsabilidade é importante para que ele tenha uma vida saudável, feliz e adequada às suas necessidades básicas. Por isso, antes de adotar ou comprar um cãozinho novo, o recomendado é que a família estude a respeito dos cuidados básicos que são necessários para que o animal se desenvolva bem.
Além das vacinas e do adestramento para que o cachorro aprenda alguns comandos importantes, idas regulares ao veterinário, passeios diários e a oferta da ração ideal para cada tipo de cão é fundamental.
Posso oferecer qualquer fruta para o meu cachorro?
A resposta é: não, não pode! Nem toda fruta faz bem à saúde do animal e, nesse sentido, as uvas frescas e as uvas-passas devem ficar totalmente de fora da dieta do seu pet.
Para os cães, a uva é um alimento tóxico, capaz de desencadear insuficiência renal. Quando o cachorro fica longos períodos sem fazer xixi regularmente, há risco de morte, inclusive.
Vários estudos foram feitos para entender por que as uvas têm esse efeito tóxico no organismo dos cães, mas ainda não há um consenso a respeito do tema. O que se sabe, no entanto, é que uma quantidade pequena de apenas três gramas já é suficiente para provocar efeitos colaterais na saúde dos cães.
Sintomas de intoxicação por uva
Quando um cachorro consome uva fresca ou uva-passa (com ou sem sementes), é possível que ele apresente alguns destes sintomas:
- Vômitos;
- Diarreia;
- Apatia;
- Tremores;
- Dor abdominal;
- Falta de apetite;
- Excesso de sede.
Se você suspeitar que seu cão possa ter comido uvas e se está apresentando esses sinais de intoxicação, leve-o ao veterinário com urgência.