Gatos vivem durante quanto tempo? Descubra

Você sabia que, no primeiro ano de vida, um gato vive o equivalente a 14 anos humanos?

Que o gato tem sete vidas você já sabe, mas quanto dura cada uma delas? Brincadeiras à parte, é bastante difícil cravar um tempo de vida exato para os gatos. Diferente dos cães, em que o porte e a raça podem interferir na expectativa de vida, a idade dos gatos não é condicionada a esses fatores.

continua depois da publicidade

O tempo de vida dos bichanos está diretamente relacionado com o estilo de vida que levam. Quando um gato tem uma alimentação saudável, consome água regularmente e vive em um ambiente agradável, há maiores chances de viver mais.

Existem relatos de gatos com 30 anos ou mais, mas isso são exceções. Em geral, a idade média dos gatos é bem inferior a isso. Estima-se que os bichos vivem entre 13 e 16 anos humanos. Isso porque o tempo de maturidade dos bichos é diferente do nosso.

continua depois da publicidade

Em seu primeiro ano de vida, um gato vive o equivalente a 14 anos humanos, ou seja, nos primeiros 12 meses já atinge a maturidade e deixa de ser filhote. Pois isso, aos 7 meses, muitos bichanos atingem seu porte final.

Como apontado, a longevidade dos felinos depende do ambiente e criação, logo, os gatos domésticos, que não acessam com frequência à rua, são vacinados, castrados e recebem alimentação balanceada, vivem por muitos anos.

Nessas condições, é comum que os bichinhos ultrapassem os 14 anos de vida, idade acima de algumas raças de cachorro, por exemplo. A expectativa de 14 anos vale, majoritariamente, para gatos sem raça definida, no entanto também se aplica para a maioria das raças, como: persas, gatos de bengala, angorá, maine coon e ragdoll.

continua depois da publicidade

E ainda, existem outros fatores que interferem na longevidade dos gatos. Estes são animais delicados, diversos componentes externos podem afetar sua expectativa de vida. Como, por exemplo, uma mudança repentina de ambiente.

Mudar de casa pode ser uma experiência traumática para os bichinhos, o que pode cooperar para a redução da sua longevidade. Para oferecer as melhores condições para seu bichinho, consulte sempre um veterinário capacitado.