Cuidar do seu animal de estimação é importante e requer atenção em vários aspectos, como vacinas, idas ao veterinário, adestramento, proteção, conforto, passeios regulares e, claro, alimentação.
Existem rações específicas para cada porte de cachorro, assim como petiscos diversos, que você pode oferecer até identificar quais são os favoritos do seu melhor amigo. Além disso, alguns alimentos que fazem parte da alimentação humana também podem ser oferecidos.
É sempre importante ter cuidados nesse sentido e, claro, consultar o veterinário do seu cachorro com antecedência. De qualquer forma, algumas frutas estão liberadas e costumam ser bem aceitas pelos cães. Confira a seguir:
Banana
Essa costuma ser a fruta mais oferecida aos cães, até mesmo devido à sua popularidade em todo o país.
Fonte de potássio, fibras, magnésio e vitamina A e do complexo B, a banana é um ótimo petisco, mas é importante não exagerar na dose, pois a fruta é fonte de açúcares e carboidratos, podendo resultar em ganho de peso.
Melancia
Retire a casca e as sementes da melancia e pronto: seu cachorro terá um petisco saboroso, refrescante e que serve como uma bela fonte de hidratação! É um lanchinho ótimo em dias quentes.
Maçã
É uma das frutas que mais combinam com o sistema digestório dos cães. Rica em fibras e também em vitaminas (A, B, C, E e K), a maçã pode ser oferecida sem medo, mas é importante retirar as sementes da fruta, que podem fazer mal aos animais.
Goiaba
Os cachorros também amam goiaba! A fruta faz bem à saúde intestinal dos animais, mas é preciso não exagerar na oferta, para evitar desconfortos como a diarreia.
Pera
Fonte de vitamina C e fibras, a pera é uma fruta saudável e que ajuda a regular a glicemia na corrente sanguínea do animal. Ofereça sempre sem sementes.
Laranja
Eis mais uma fruta com bastante água e que ajuda seu cachorro a ficar confortável durante os dias quentes. Pode oferecer laranja sem medo.
Só se lembre de descascar a fruta, retirar as sementes e cortá-la em pedaços pequenos.
Melão
O melão deve ser oferecido também sem casca e sem sementes. É importante não exagerar na dose nem na frequência, hein!
Lembre-se de que este texto tem caráter informativo e foi pensado em cães que não apresentam problemas crônicos de saúde. Se tiver dúvidas a respeito da alimentação do seu cachorro, fale com o veterinário dele.