Os cachorros podem desempenhar muitas funções para auxiliar seus tutores, como pastoreio, guarda, caça ou guia para cegos. Para além dessas atividades práticas, os pets vêm sendo cada vez mais procurados para fazer companhia.
Nessas situações, o melhor é poder contar com um animal de temperamento dócil, com maior propensão a se dar bem com crianças, visitas e até mesmo outro animal que o tutor tenha em casa.
Para facilitar essa escolha, separamos aqui algumas das raças que melhor servem à companhia, justamente porque são cachorros bem mansinhos:
1. Bulldog inglês
Quem olha para cara fechada que cachorros dessa raça têm, pode não imaginar, mas eles são muito dóceis, amam carinho e se apegam à sua família humana com muita facilidade.
Outra vantagem é que são conhecidos por latir pouco e se dar muito bem com crianças.
2. Old English Sheepdog
Essa raça pode ter um perfil de guarda também, mas é muito apegada aos seus tutores, com comportamento dócil e amigável. O porte, certamente, pode assustar algumas pessoas (porque sua cernelha tem cerca de 60 centímetros), mas isso é facilmente compensado por uma fofura sem tamanho!
3. Labrador retriever
Cachorro ideal para uma família muito animada, ele adora brincar e possui uma energia quase infinita. São cachorros muito pacientes, carinhosos e leais, que fazem de tudo para ver seus tutores felizes.
4. Pug
Escolher esses bichinhos de cara achatada e olhos grandes não é difícil. Além de parecerem muito amigáveis, os pugs amam carinho e a companhia de seus tutores. Para melhorar, se dão muito bem com outros cachorros e com crianças.
Todas as raças trazem padrões de comportamento, mas para que sua experiência como tutor seja melhor ainda é importante realizar uma boa socialização do seu cachorro, além de trabalhar o adestramento.
Para fazer bonito na hora que uma visita chegar e não precisar esconder ou segurar o pet, procure uma médica veterinária de confiança para tudo ficar certinho.