Cientistas descobrem qual é o cachorro mais inteligente do mundo

Pesquisadores realizaram um estudo com 13 raças diferentes de cães para descobrir qual deles é o mais inteligente. Leia e veja quem foi o vencedor.

Se perguntado, você saberia dizer qual é o cachorro mais inteligente do mundo? Certamente, um de seus palpites seria os cães da raça border collie, no entanto não foi isso que um estudo constatou.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Helsinque publicou um estudo no qual determinou qual é a raça de cachorro mais inteligente, com uma amostra de 1.002 espécimes de 13 raças avaliadas.

O border collie, a raça que tem sido considerada como tal, não ocupou o primeiro lugar, conforme apontam em seu artigo publicado pela revista Nature e divulgado no site IFL Science.

Os testes incluíram sua capacidade de ler gestos humanos e testes físicos que envolviam contornar uma cerca transparente em forma de V para acessar uma recompensa alimentar.

Os pesquisadores também testaram o grau de independência dos cães e a rapidez com que pediram ajuda a um humano, dando-lhes uma tarefa praticamente impossível: tentar acessar comida de uma caixa lacrada.

Qual é o cachorro mais inteligente do mundo, segundo o estudo?

No experimento os pesquisadores descobriram que as raças diferiam significativamente em seu comportamento em relação a uma pessoa desconhecida ou em um ambiente novo. Porém, eles não identificaram diferenças significativas nas tarefas que mediam memória ou raciocínio lógico.

Após os testes, os cientistas afirmaram que o belga Malinois se destacou em muitas das tarefas cognitivas. Além disso, teve um desempenho muito bom na maioria das provas.

A raça, que costuma ser usada ​​como cão policial ou de guarda, ficou em primeiro lugar com 35 pontos em 39 possíveis. Seguiram-se os border collies, ficando em segundo lugar, com 26 pontos, enquanto os cães da raça alemã Hovawarts ficaram em terceiro, com 25.

Para realizar esse estudo, os pesquisadores escolheram cães com idades entre 1 e 8 anos. Isso porque as características cognitivas podem não estar totalmente desenvolvidas em cães mais jovens, enquanto o comprometimento cognitivo pode existir em cães mais velhos.