Sexta-feira 13 é um dia que muitos associam ao misticismo, à magia e relacionam os gatos pretos, principalmente, ao azar. No entanto, não há nenhuma explicação plausível sobre por que os mais supersticiosos temem equivocadamente esses animais, e muito menos por que os utilizam em rituais macabros.
Apesar disso, gatos pretos nem sempre foram alvo de superstições, nem considerados símbolos de azar. No Egito, há 3.000 anos, os gatos eram um dos animais favoritos, tidos como animais sagrados, e matar um deles era considerado um crime capital.
Não foi até a Idade Média, na Europa, que o status do gato preto mudou, pois começou a ser associado a bruxas e feitiçarias. A histeria coletiva contra as bruxas e a prática da magia negra se espalhou pelo continente. Na verdade, muitas idosas solitárias que cuidavam e alimentavam gatos de rua eram frequentemente acusadas de bruxaria.
Por que o gato preto virou sinônimo de azar?
O ressentimento em relação aos gatos pretos ganhou status folclórico quando um pai e um filho em 1560, em Lincolnshire (Reino Unido), caminhavam em uma noite sem lua, e um gato preto cruzou seu caminho e depois se escondeu em um canto de uma parede.
Eles atiraram pedras no gato até que a criatura, indefesa e ferida, correu para se refugiar na casa de uma mulher, que na época era suspeita de ser uma bruxa.
No dia seguinte, pai e filho encontraram a mulher e notaram que ela mancava e tinha hematomas, e deduziram que isso era mais do que uma coincidência. A partir daquele dia em Lincolnshire, acreditava-se fortemente que as bruxas assumiam a forma de gatos pretos à noite.
A crença de que as bruxas se transformavam em gatos pretos para vagar pelas ruas sem serem observadas tornou-se uma crença de massa nos Estados Unidos durante a caça às bruxas de Salem.
Ainda hoje a associação entre gatos pretos e bruxas permanece válida durante as comemorações do Halloween, apesar da origem da celebração religiosa.
Como combater esse equívoco?
Por tudo que você leu acima, um animal antes reverenciado como sagrado tornou-se símbolo de maus presságios em algumas partes do mundo.
Felizmente, hoje sabemos que são apenas mitos, e todas essas superstições ou crenças relacionadas aos animais e ao mundo espiritual são equívocos das sociedades antigas. Portanto, não há relação entre a sorte, boa ou ruim, e os animais.
Inclusive, considerar a adoção responsável desses amorosos felinos pretos, é um ato que, sem dúvida, tornará sua vida mais harmoniosa e divertida.