Conheça 4 sentidos dos animais que os seres humanos não possuem

Graças a esses sentidos, certos animais conseguem captar aspectos do ambiente que para os seres humanos são impossíveis de perceber.

Os seres humanos possuem cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Alguns neurocientistas, inclusive, até afirmam que temos mais do que esses já conhecidos.

continua depois da publicidade

No entanto, mesmo que tenhamos mais do que cinco sentidos, nunca alcançaremos a habilidade que alguns animais têm de captar certos aspectos do ambiente.

Graças a sentidos que alguns animais possuem – e os seres humanos não – eles têm a habilidade de, por exemplo, enxergar no escuro ou se orientar através do campo magnético da Terra.

continua depois da publicidade

Sabendo disso, o Tudo Bahia preparou uma lista com 4 sentidos que os animais possuem e os seres humanos não. Conheça-os a seguir.

1º sentido: visão infravermelha

Um dos sentidos que os animais possuem e os seres humanos não é a visão infravermelha. Esse sentido está presente, por exemplo, em animais predadores. Com a visão infravermelha, eles conseguem enxergar tanto durante o dia quanto a noite.

No período noturno, esses animais enxergam suas presas graças à sua retina que é capaz de identificar seres de sangue quente no escuro.

continua depois da publicidade

2º sentido: gerar eletricidade

Alguns animais, como peixes e tubarões, conseguem gerar um campo elétrico. Esse campo elétrico os ajuda a atacar suas presas, a percorrer áreas mais escuras dos mares e oceanos e a detectar a presença de corrente elétrica na água.

3º sentido: detectar dióxido de carbono

Outro sentido que os animais possuem e os seres humanos não é detectar dióxido de carbono. Esse sentido está presente, por exemplo, nos mosquitos. Esses animais podem sensores de dióxido de carbono que conseguem identificar a até 30 metros de distância.

Ao identificar a presença de dióxido de carbono no ambiente, os mosquitos conseguem, por consequência, identificar onde estão as suas vítimas.

continua depois da publicidade

4º sentido: sensor de campo magnético

Um último sentido que pode ser aqui citado é o sensor de campo magnético. Alguns animais, como as tartarugas marinhas, por exemplo, possuem esse sensor. Ele é responsável por dar a esses animais a capacidade de retornar à praia onde nasceram.

Outros animais que possuem esse sensor são os tubarões, abelhas e aves migratórias. Isso dá pelo fato de a Terra ser cercada por um campo magnético. Então esses animais são capazes de sentir esse campo magnético e usá-lo para se orientar em direções específicas.