Define-se o pesadelo como um sonho aflitivo que produz uma sensação opressiva, ou somente como mau sonho. De acordo com os especialistas do sono, cerca de 5% da população global tem pelo menos um pesadelo por semana. Mas o que será que causam os temidos pesadelos que temos?
No geral, fatores como a qualidade do sono, a forma com que adormecemos, a quantidade de horas dormidas e até mesmo nossa alimentação podem influenciar no surgimento de pesadelos.
Felizmente, esse fenômeno é comum, mas deve-se ficar atento para que não gere distúrbios ou adoecimentos mais graves. Confira outras informações a seguir:
O que causam os pesadelos?
De acordo com o portal Sleep Doctor, cerca de 85% dos adultos no mundo relatam ter tido pelo menos um pesadelo no último ano. Comumente, esse fenômeno do sono se manifesta com maior frequência em mulheres, crianças e pessoas diagnosticadas com enfermidades mentais.
Ainda que não haja um consenso específico na comunidade científica sobre o motivo das pessoas terem pesadelos, existem algumas hipóteses relacionadas às causas. Segundo os pesquisadores, esse tipo de sonho ruim acontece durante o período em que o corpo tenta integrar memórias, regulando o humor e processando as experiências obtidas ao longo do dia.
Em contrapartida, existem especialistas que apontam os pesadelos como uma expressão intensa desses processos, como se ocorresse uma sobrecarga no organismo.
Entretanto, há quem diga que os sonhos ruins decorrem de uma falha nesse processo natural do cérebro, causando uma confusão entre situações reais e imaginárias.
De qualquer modo, é fundamental que as pessoas que identificam uma maior frequência de pesadelos procurem um especialista. Essa matéria tem propósito informativo, e também serve como um alerta para você cuidar da sua saúde mental.