Novo concurso Receita Federal poderá ser autorizado em breve? Durante conversa com o Ministério da Economia, o SindiReceita (Sindicato de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) destacou a necessidade de um novo certame para o órgão público. O objetivo seria de repor os quadros ociosos, bem como dar prosseguimento ao plano de “inversão da pirâmide funcional” (contratar mais analistas do que auditores).
“A Receita Federal é um órgão essencial ao funcionamento do Estado. Trabalhamos justamente com essa perspectiva para os cargos da carreira Tributária e Aduaneira da RFB que desempenham atividades específicas e típicas de Estado”, sinalizou Geraldo Seixas, presidente do SindReceita.
A reunião ocorreu com a presença do secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart. Ligado ao Ministério da Economia, o representante disse que o novo concurso Receita Federal deverá se apoiar em “perspectivas futuras”. Ele, então, defendeu que o planejamento do certame precisará se basear nas novas rotinas de trabalho e nas limitações de recursos.
- Concurso Receita Federal: 3.360 vagas solicitadas
- Concurso IBGE: banca será divulgada em breve; edital em 2021
Ao longo da mesma reunião, o SindiReceita também cogitou a possibilidade de assegurar estabilidade para os novos concursados da Receita Federal. A reforma administrativa, caso seja aprovada, poderá extinguir o regime jurídico único e garantir carreiras estáveis somente para as cargos “típicos de Estado”. Dessa maneira, a proposta é de fazer com que o órgão público se enquadre nessa categoria.
Concurso Receita Federal: 3.360 vagas previstas
A Receita Federal já solicitou um novo concurso para 3.360 vagas efetivas. Protocolado em 2020, o pedido prevê a seguinte distribuição das oportunidades:
- Auditor Fiscal da Receita Federal: 550 vagas;
- Analista Tributário da Receita Federal:1.500 vagas.
- Analista Técnico-administrativo: 270 vagas;
- Assistente Técnico-administrativo: 1.000 vagas;
- Arquiteto: quatro vagas;
- Engenheiro: 16 vagas;
- Contador: 20 vagas.
A solicitação para o concurso Receita Federal ainda não foi devidamente avaliada pela pasta da Economia. Entretanto, sabemos que o órgão possui déficit de aproximadamente 22 mil servidores. Isso indica que um novo certame é mais do que urgente para a reposição de profissionais efetivos.
Último concurso Receita Federal
O concurso anterior foi realizado em 2014, com o objetivo de preencher 278 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Durante a vigência do certame, 534 profissionais foram empossados (quase o dobro das vagas inicialmente ofertadas). Veja as etapas classificatórias em que os candidatos tiveram que participar:
- Provas objetivas (valor máximo de 210,0 pontos): os candidatos responderam duas avaliações diferentes. Cada uma delas contava com 70 questões de múltipla escolha;
- Provas discursivas (valor máximo de 60,0 pontos): duas questões dissertativas sobre Direito Tributário, além de Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.