Na manhã da última quinta-feira, dia 05 de novembro, o Arquivo Público do Estado da Bahia foi reaberto para visitação. Os atendimentos da APEB haviam sido suspensos desde janeiro de 2019, com o objetivo de firmar reformas e restauros na sede da entidade. Foram investidos R$ 3 milhões ao longo das três fases de intervenções em sua infraestrutura.
“Estamos devolvendo para a comunidade um dos equipamentos mais importantes que tratam da sua história e da sua memória. Além dos documentos que aqui estão, temos esse prédio, patrimônio nacional arquitetônico, que tem 469 anos, já que esta edificação data de 1551, dois anos apenas depois da fundação de Salvador”, destacou o presidente da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo.
O evento de reabertura contou com a presença de pesquisadores e personalidades, como o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, a presidente da Associação dos Arquivistas da Bahia, Leide Mota, e o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Baltazar Miranda.
Acompanhe a matéria completa e confira as novas regras para a visitação no Arquivo Público da Bahia. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais para que você se mantenha constantemente atualizado.
Arquivo Público da Bahia: nova estrutura e regras para visitação
Os atendimentos no Arquivo Público da Bahia, considerando o contexto de pandemia, deverão retornar de maneira gradual. Veja, abaixo, os serviços atualmente disponíveis:
- Gestão e transcrição de documentos;
- Autenticação da reprodução em papel de documentos custodiados;
- Emissões de cópia autenticada de ocorrências policiais;
- Emissões de laudo de exame pericial;
- Atendimento presencial e orientação técnica aos Arquivos Públicos Municipais.
Nesta primeira etapa de reabertura, as visitas guiadas e atividades educativas vão continuar suspensas. Não será permitida a entrada de pesquisador/solicitante sem agendamento e nem dupla/grupo. Além do mais, a distância de 1,5 metro deverá ser preservada entre os funcionários e demais interessados. Mais informações, como agendamentos e novas diretrizes, podem ser conferidas no site da Fundação Pedro Calmon.