Um mutirão de exames gratuitos de câncer de próstata será realizado pela Fundação Lar Harmonia em Salvador, Bahia. Na ação, até 100 homens poderão realizar o exame na instituição que fica localizada no bairro de Piatã. As informações são do G1.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil — e novembro é o mês nacional de prevenção da doença. Os exames no mutirão terão hora marcada e vão atender pacientes com idade acima de 45 anos. Serão dois dias de atendimento: 3 e 7 de novembro de 2020.
Exames gratuitos de câncer de próstata, como conseguir?
Os exames gratuitos de câncer de próstata serão realizados no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo (AMEB). Evitando aglomerações no local, o agendamento está sendo feito pelos números de telefone WhatsApp (71) 9 9605-9730 e (71) 9 8793-8899, das 7h às 11h da manhã, de segunda a sexta-feira. O paciente deve chegar meia hora antes de seu horário marcado.
Serão duas etapas de realização dos exames gratuitos de câncer de próstata, uma em cada dia. No dia 3, o teste realizado será o de sangue PSA que exige jejum de pelo menos três horas e abstinência sexual de pelo menos dois dias. Já no dia 7 de novembro, será feita a consulta com um médico.
Atendimento
O paciente deve apresentar no local do exame documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Salvador. A Fundação Lar Harmonia tem parceria com o CICAN, responsável pelas biópsias, o Laboratório LPC, que fará os exames de PSA e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde serão realizadas as cirurgias em pacientes que necessitarem.
Todo o atendimento será feito nas conformidades necessárias para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. É obrigatório o uso de máscaras de proteção durante os exames, no local serão disponibilizados álcool em gel e o distanciamento social é obrigatório.
Novembro Azul
A campanha de conscientização Novembro Azul é destinada a conscientização de homens à respeito de doenças masculinas. Realizada por diversas entidades de saúde no mês de novembro, a ação dá ênfase a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de proposta.
O movimento não é só brasileiro, ele surgiu na Austrália no ano de 2003 com o nome de “Movember”, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece no dia 17 de novembro. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens brasileiros, sendo o primeiro o câncer de pele.