Caixa Simples: negativados têm acesso a cartão de crédito e empréstimo

A Caixa Econômica divulgou a abertura do Cartão de Crédito Caixa Simples para aposentado e pensionista do INSS. Ele será acessível a pessoas com nome negativado e terá 95% do limite de crédito liberado. O cartão possibilita as mesmas facilidades dos outros cartões convencionais, como compras em lojas físicas, Internet, no Brasil e no exterior. […]

A Caixa Econômica divulgou a abertura do Cartão de Crédito Caixa Simples para aposentado e pensionista do INSS. Ele será acessível a pessoas com nome negativado e terá 95% do limite de crédito liberado. O cartão possibilita as mesmas facilidades dos outros cartões convencionais, como compras em lojas físicas, Internet, no Brasil e no exterior.

continua depois da publicidade

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aproximadamente 61 milhões de pessoas começaram 2020 endividadas. O que equivale a cerca de 30% da população economicamente ativa do Brasil.

A situação piorou com o aparecimento da pandemia de COVID-19. Durante a crise, o número de brasileiros que ficaram desempregados aumentou, atingindo mais de 14 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua depois da publicidade

Apesar dos valores do auxílio emergencial, a inadimplência se tornou recorrente no país. E como uma forma de sanar dívidas, muitas pessoas têm buscado linhas de crédito, como cartões e empréstimos.

Cartão Caixa Simples

O foco do Caixa Simples é beneficiar os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Diferente dos outros cartões convencionais, por ser consignado, o pagamento da fatura (relativo à margem de 5% no benefício INSS) é descontado automaticamente do benefício do segurado.

Uma possibilidade do cartão é converter 95% do limite de crédito em dinheiro na conta. Isso precisa ser feito no momento do contrato. Em cima desse valor são cobrados juros rotativos + Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), contados a partir do dia do crédito em conta até o dia do pagamento da fatura.

continua depois da publicidade

As vantagens do Caixa Simples são: zero anuidade (cobrança apenas da tarifa de emissão do cartão no valor de R$ 15); sem consulta ao SERASA ou SPC; Check-up Lar e Clube Elo Mania Caixa, que possibilita acesso com desconto a diversos produtos e serviços.

Empréstimo Caixa

A Caixa Econômica dispõe de duas opções de empréstimo sem consulta ao SPC e SERASA: o empréstimo consignado com garantia saque-aniversário do FGTS e Penhor da Caixa.

Na primeira modalidade, o cliente contrata o empréstimo por meio da antecipação de até três parcelas do saque-aniversário FGTS como garantia para o empréstimo. Para Pessoa Física (PF), a taxa de juros é de 0,99% ao mês, mas essa opção é disponível apenas para quem tem aderir a modalidade anual de retirada anual do benefício.

continua depois da publicidade

Por problemas de ajustes no canal digital – Internet Banking da Caixa ou aplicativo do FGTS – por conta de grande procura, o cliente precisa ir à agência física para contratar o serviço.

A segunda modalidade conta com uma linha de crédito com as menores taxas do mercado e sem burocracia. O solicitante utiliza bens como: relógios, joias, pérolas, metais nobres, diamantes lapidados, canetas e pratarias, (esses são os bens aceitos pela Caixa) como garantia para o empréstimo.

O penhor tira os riscos da perda do banco, uma vez que a instituição fica com o pertence até que o cliente quite a dívida totalmente. Essa linha de crédito tem renovação ilimitada.

continua depois da publicidade

Uma vez que todos os bens precisam passar por avaliação de um funcionário da Caixa antes do crédito ser concedido, os interessados precisam ir a uma agência que ofereça essa modalidade de crédito para conseguir o empréstimo.