Apaixonar-se é um fenômeno social, psicológico e, inclusive, fisiológico, afinal nosso corpo é capaz de dar alguns sinais claros quando estamos apaixonados por alguém. Se você é um romântico de carteirinha e gosta de conhecer mais a respeito dos assuntos do coração, continue a leitura e entenda como a paixão se manifesta fisicamente.
Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que há diferenças entre os significados técnicos de amor e de paixão. Enquanto o amor é o sentimento mais duradouro e que envolve aspectos emocionais e compromisso, quando há a vontade de construir um relacionamento amoroso com alguém, a paixão é menos lógica e mais visceral, e costuma durar menos tempo — alguns especialistas dizem que não mais do que seis meses.
Por isso, caso você esteja interessado em alguma nova pessoa, mas ainda não tenha conseguido definir muito bem o que é esse interesse, veja se o seu corpo deu alguns dos indícios abaixo, pois eles costumam indicar que alguém está apaixonado de verdade:
5 sinais físicos da paixão
Sensação de bem-estar
Se você se sente instantaneamente bem quando está pertinho ou quando está pensando naquela pessoa especial, saiba que essa é uma forma que seu corpo tem de indicar que, de fato, a paixão chegou de vez. Isso acontece porque o cérebro do apaixonado costuma produzir mais dopamina, um neurotransmissor ligado às sensações de prazer e bem-estar.
Além da dopamina, o cérebro do apaixonado também libera mais norepinefrina, uma substância que faz o coração disparar e é capaz de prejudicar nosso sono e nosso apetite, inclusive, por isso podemos demorar para dormir e perder a fome quando conhecemos alguém especial.
Os olhos não mentem
Parece poesia, mas é verdade: seus olhos denunciam a paixão. Por isso, na presença da pessoa que fisgou seu coração, é praticamente impossível não fixar o olhar em direção a ela, não é mesmo? Isso acontece porque você é um ser humano absolutamente normal e que, assim como os demais, acaba focando no objeto de afeto com muita facilidade e de forma quase incontrolável.
Seus pensamentos parecem incontroláveis
Quando estamos apaixonados, não conseguimos deixar de pensar na pessoa que despertou essa paixão. Por isso, acordamos e dormimos com a imagem dela em mente e, ao longo do dia, acabamos distraídos de outras tarefas porque, afinal de contas, nosso cérebro pensa compulsivamente nessa pessoa, seja para imaginar cenários românticos ou para lembrar do encontro que acabou de acontecer.
Seu corpo não fica parado
Os apaixonados são naturalmente hiperativos, tanto na mente quanto no corpo. Por isso, o flerte também conta com muita aproximação física e toques no ser amado, seja nos ombros, na cintura ou nos cabelos. Além disso, pessoas apaixonadas tendem a conversar de frente uma para a outra, inclinando o corpo.
É provável que você transpire mais
Se você começa a transpirar quando está perto daquela pessoa que despertou seu interesse, saiba que isso acontece porque, quando nos apaixonamos, a temperatura corporal tende a aumentar na presença da pessoa amada.
Isso resulta, claro, na produção de mais suor, que é a forma que o corpo encontra para regular a nossa temperatura. É por isso também que você sente seu rosto esquentando quando a pessoa se aproxima, gerando aquela vermelhidão clássica nas bochechas.
Viu só, querido apaixonado, como o corpo também é esperto e sabe reconhecer, fisiologicamente, quando alguém fisgou a sua atenção de vez? Agora é torcer para que seja recíproco e esperar que a paixão seja avassaladora. Boa sorte com o Cupido!