Os resultados da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foram divulgados nesta sexta-feira (16) e podem ser conferidos nos sites das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa. A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC), que destacou a importância desta lista para o preenchimento de vagas não ocupadas durante a chamada regular.
De acordo com o MEC, a lista de espera será um recurso importante para as instituições participantes do Sisu ao longo de todo o ano de 2024. Será através dela que essas instituições poderão preencher eventuais vagas que não foram ocupadas na chamada regular do programa.
Os candidatos que se inscreveram na lista de espera devem acompanhar de perto as convocações feitas pelas instituições de ensino. Isso porque o prazo de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam de acordo com as regras previstas nos editais específicos de cada instituição participante.
O Sisu 2024 contou com uma participação expressiva. Foram registradas 1.271.301 inscrições, o que corresponde a 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175). Essa foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos.
Nesta edição, o processo seletivo ofereceu 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024. Essas vagas estão distribuídas em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que aderiram ao programa.
Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas. Isso significa que mais da metade das vagas são reservadas para estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência e para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC que, desde 2010, reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente. A maioria dessas vagas é oferecida por instituições federais, como universidades e institutos.
Com a divulgação da lista de espera, as instituições participantes do Sisu têm agora mais uma ferramenta para garantir que todas as vagas sejam preenchidas, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior no país.