O concurso Polícia Penal BA está previsto no projeto de lei orçamentária anual (PLOA) para 2021! Para que seja devidamente oficializado, é necessário que não ocorram quaisquer alterações por parte da Assembleia Legislativa da Bahia.
A intenção é de preencher ao menos 170 vagas efetivas no quadro da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. De acordo com o último levantamento, existem 1.539 concursados ativos e 524 comissionados na SEAP BA.
Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes preliminares sobre o concurso Polícia Penal BA. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias do Brasil e do mundo!
Concurso Polícia Penal BA: próximos passos
O concurso para a Polícia Penal BA poderá ser realizado em 2021, conforme o projeto de lei orçamentária que foi elaborado pelo governo da Bahia. Caso tudo ocorra conforme o planejado, a banca organizadora será contratada para preparar o edital de abertura e as etapas eliminatórias do certame.
Vale lembrar que o cargo de Policial Penal é a nova denominação para o antigo posto de Agente Penitenciário. Com a mudança, os profissionais passarão a ter mais responsabilidades, treinamentos e remunerações.
Último concurso para o quadro de servidores da SEAP BA
O concurso anterior da SEAP BA foi realizado em 2014, com o objetivo de preencher 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (275 para homens e 68 para mulheres).
Por conseguinte, as oportunidades efetivas foram distribuídas nas seguintes localidades da Bahia:
- Salvador e Região Metropolitana (286);
- Feira de Santana (51);
- Paulo Afonso (20);
- Ilhéus (18);
- Jequié (28);
- Vitória da Conquista (17);
- Teixeira de Freitas (70).
O concurso ficou sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Na época, os candidatos classificados foram contemplados com remunerações de R$ 1.776,69 em jornadas de 30 horas semanais.
Confira, abaixo, as etapas eliminatórias do último concurso SEAP BA:
- Provas objetivas e discursivas;
- Exame de documentação;
- Avaliação psicológica;
- Exame médico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Exames pré-admissionais; e
- Investigação social.