A Bahia poderá ter a sua capital estadual da cerveja, situada em Alagoinhas. O projeto, que visa contemplar o município com esse título, foi criado por Ludmilla Fiscina, deputada estadual pelo PV.
Alagoinhas: Capital Estadual da Cerveja
O Projeto de Lei Nº 24.951/2023, o qual já possui a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pretende, conferir ao município de Alagoinhas o título de Capital Estadual da Cerveja.
Além disso, também tem o intuito de criar uma festividade relacionada ao título, chamada de “Festival da Cerveja”. Se aprovado, o festejo será realizado todos os anos, em novembro, como manifestação da cultura local e para estimular o turismo.
A deputada estadual autora do projeto acrescenta que cada vez mais empresas da indústria cervejeira têm demonstrado interesse em Alagoinhas. Devido ao seu abastecimento de água de excelente qualidade, o que é idealmente propício para a produção da bebida.
Portanto, o município tem grande potencial para tornar-se um extenso polo industrial do ramo cervejeiro, gerando novas fontes de renda e empregos para a população local, em especial, no setor logístico.
Assim, é esperado que mais de cinco mil vagas de empregos diretos sejam abertas após a aprovação da proposta. Até o momento, a cidade já conta com três fábricas, e mais uma em construção.
Anualmente, Alagoinhas é responsável por produzir 1,38 bilhões de litros de cerveja. A deputada ainda destaca a geração de renda por conta das indústrias cervejeiras no município, pois 50% da arrecadação municipal vêm delas.
A cerveja no Brasil
No Brasil, a cerveja é um símbolo nacional consagrado. Sendo o 3º maior produtor mundial, a indústria cervejeira brasileira movimenta 2% do PIB e gera mais de dois milhões de empregos.
Além do âmbito profissional, a área do turismo também poderá ser estimulada pelo Festival da Cerveja de Alagoinhas.