Certamente o YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, já faz parte de vida de milhões de brasileiros. No entanto, vai, além disso, pois novo estudo demonstrou as importantes contribuições do YouTube para o PIB brasileiro.
No caso, essas informações foram entregues ao público na última segunda-feira, 14, num evento do Google Brasil. Na ocasião, os representantes da plataforma citaram um relatório de elaboração da Oxford Economics que avalia justamente os impactos econômicos.
Assim, os estudiosos chegaram à conclusão de que em 2022 o YouTube foi responsável por mais de R$ 4,55 bilhões no Produto Interno Bruto, o PIB. Essa informação é importantíssima para mostrar o papel da plataforma na vida econômica do país.
Além do montante financeiro, também foi dito sobre a geração de empregos que o YouTube proporcionou no mesmo ano. Segundo o mesmo estudo, houve, ao todo, mais de 140 mil empregos que surgiram através de canais do YouTube.
Isso sem falar que os próprios criadores tiveram um resultado significativo no último ano. Segundo o site, houve um aumento de cerca de 20% no número de canais com mais de um milhão de inscritos aqui no Brasil, o que mostra que a criação gera muitas oportunidades.
Contribuição cultural
Durante a apresentação, os representantes do YouTube não quiseram apenas demonstrar a sua participação econômica. Para isso, eles falaram sobre como o site zela pelo incentivo à criação de um espaço diverso, cultural e etnicamente.
Isso foi o que mostrou parte da pesquisa que se comunicou diretamente com os criadores. Assim, 83% daqueles que criam conteúdo para o YouTube mencionaram que o site foi de suma importância para os conectar com suas tradições e heranças culturais.
Por fim, houve menção também sobre como hoje em dia a criação de vídeos deu origem a programas de aulas e também de comunidades culturais. Para a plataforma, isso é um grande legado para a cultura e sociedade brasileira a longo prazo.