Ministério da Saúde define data para começar a pagar o Piso da Enfermagem

Saiba mais sobre esse importante marco para os profissionais de saúde e sua valorização.

Finalmente, enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão receber o valor que ficou definido no Piso Nacional da Enfermagem. Isso porque, mais de um ano após a apresentação da proposta do aumento, o Ministério da Saúde apresentou uma data oficial para iniciar os pagamentos.

continua depois da publicidade

No caso, já consta nas informações do SUS que a data para o início do pagamento do novo piso é 21 de agosto. Ao que tudo indica, essa data surge após conversação entre o Ministério da Saúde e os demais estados e o Distrito Federal.

Essa novidade vem logo após o recebimento dos pagamentos complementares que o SUS fez no início de agosto. Esse complemento faz referência aos meses de maio e junho, bem como consta a parcela do mês de julho.

continua depois da publicidade

A partir do dia 21 de agosto, no entanto, o salário deverá vir já no valor atual do Piso Nacional da Enfermagem. Isso quer dizer também que neste ano os trabalhadores do setor também receberão o décimo terceiro salário de acordo com esse valor.

Para realizar esses pagamentos, o Governo Federal desembolsou um total de R$ 7,3 bilhões que dará conta de atender, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e parteiras e também técnicos de enfermagem.

A disputa no setor privado

Se por um lado, tudo indica que o pagamento do Piso já começa neste mês para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Por outro, ainda há disputa para resolver como será feito para os trabalhadores da iniciativa privada.

continua depois da publicidade

Por enquanto, não há nenhum prazo ou data definitiva para que os pagamentos comecem a acontecer para quem está no setor privado. Isso porque ainda se espera uma negociação com o Supremo Tribunal Federal para fixação do valor.

Outro detalhe que chama a atenção é que o Ministério da Fazenda estabeleceu que servidores classe S, padrão III não deverão receber o piso. Isso se deve ao fato de que, junto à Gratificação de Desempenho de Carreira e Salário, já se ultrapassa o valor do piso em 40 horas.