Atenção motoristas paulistas! O Detran SP muda regra para renovar CNH e isso pode mudar a dinâmica de retirada. No caso, a mudança se dará diretamente no tempo disponível para que o motorista possa fazer a solicitação da renovação.
Isso porque, até então, o motorista recebia uma notificação sobre a necessidade de renovar o documento apenas a partir de 30 dias para vencer o documento. Essa regra ficou estabelecida por meio do comunicado 05, de 2013 do Detran-SP.
Assim, o que muda é que o motorista terá mais liberdade para fazer a solicitação antes mesmo do tempo previsto. Isso pode ser muito útil para aquele motorista que quer se preparar com mais tempo e não deixar acumular as tarefas.
Vale lembrar que, para renovar o documento, é necessário que o interessado compareça às dependências do Departamento de Trânsito com alguns documentos em mãos. Mais precisamente, será necessário do RG, CPF e um comprovante de residência.
Inclusive, lembre-se que o documento comprovante de residência deve ter sido emitido no máximo até três meses antes da data de renovação. Além disso, também será preciso fazer o exame médico em alguma clínica que o próprio departamento indicar.
Possibilidade de renovar online
Por enquanto, a mudança da regra ainda não alterou o método de renovação. Isso quer dizer que o motorista precisará comparecer ao departamento e levar os documentos, como citamos acima. No entanto, isso deverá mudar em breve.
Quando isso acontecer, será possível fazer todo o processo de casa com a ajuda de um smartphone ou de um computador. Assim, o motorista poderá acessar o aplicativo Poupatempo Digital para fazer o pedido de renovação.
Esse aplicativo está disponível para download gratuito tanto para aparelhos Android quanto iOS da Apple. Porém, a possibilidade de renovar a CNH de forma antecipada pelo app ficará disponível apenas a partir do final de setembro.