O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, anunciou na última quinta-feira (27) os números de quilombolas que habitam o Brasil. Por meio dessas informações do censo 2022, ficamos sabendo que a população quilombola na Bahia é a maior do Brasil!
Conforme os dados do IBGE, hoje vivem cerca de 397.059 quilombolas no estado da Bahia. Essa população corresponde a 2,8% da população total do estado e é o maior número em comparação aos demais estados brasileiros.
Ademais, o censo também comprovou que é na região nordeste que há a maior concentração de quilombolas no país, sendo 70% do número total. Nessa região, a Bahia e o Maranhão se destacam como os dois estados com maior número de quilombolas.
Inclusive, na Bahia ficam 5 das 10 cidades com maior número de população quilombola no país. A começar pela cidade de Senhor do Bonfim, no interior do estado, que é a cidade mais expressiva dessa população em todo o país. As cinco cidades são então:
- Senhor do Bonfim – 1º lugar na Bahia e no Brasil em número de quilombolas – 15.999;
- Salvador – 2º lugar na Bahia e no Brasil – 15.897;
- Campo Formoso – 3º lugar na Bahia e 8º no Brasil – 12.735;
- Feira de Santana – 4º lugar na Bahia e 9º no Brasil – 12.190;
- Vitória da Conquista – 5º lugar na Bahia e 10º no Brasil – 12.057.
Primeira vez que Censo levanta número de quilombolas
Esta foi a primeira vez na história que o Censo Demográfico possibilitou que essa população se identificasse ao preencher o questionário do censo. Para as lideranças quilombolas em todo o país, esse é um avanço expressivo, pois possibilita a criação de políticas públicas específicas.
Ademais, os dados foram importantíssimos para a compreensão dessa população em solo brasileiro. Assim, foi possível ver que todos os estados brasileiros, a exceção do Acre e de Roraima, possuem populações quilombolas.
Isso sem falar que os números também mostraram que muitas das pessoas que se identificam como quilombolas não moram mais hoje em dia em regiões demarcadas para essa população. Na Bahia, apenas 5% dos autodeclarados quilombolas moram nessas áreas.