Todos os anos, a Caixa Econômica Federal organiza a distribuição do lucro do FGTS. Trata-se do rendimento do dinheiro que foi tomado como empréstimo dos trabalhadores que foi utilizado para fins de obras sociais do Governo Federal.
No caso, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é justamente uma quantia que visa trazer segurança ao trabalhador em situações de desemprego. Porém, o que poucos sabem é que esse dinheiro é emprestado para o Governo Federal todos os anos.
Mais precisamente, na virada do dia 31 de dezembro para o 1º de janeiro, todo o dinheiro em conta do FGTS passa a ser destinado para projetos de infraestrutura em geral. Mas, calma, pois esse dinheirinho volta às mãos do trabalhador até o dia 31 de agosto todos os anos.
Inclusive, a melhor parte é que ele volta com um rendimento muito interessante. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o lucro em 2022 ficou em cerca de R$ 12 bilhões que será distribuído entre todos os trabalhadores com direito.
Por outro lado, é preciso saber se de fato haverá a distribuição total do lucro, o que é muito possível. Por exemplo, no ano passado a Caixa Econômica distribuiu 99% do lucro obtido com esse empréstimo para obras de saneamento, habitação e infraestrutura.
Quem tem direito e quando ocorrerá o pagamento?
A lógica da distribuição é bem simples com relação a quem tem direito ao lucro. No caso, deverá receber todo o trabalhador que tinha saldo em conta do FGTS disponível no dia 31 de dezembro de 2022. Afinal, foi nesse dia que o empréstimo de fato aconteceu.
Assim, esses trabalhadores poderão receber a distribuição dos lucros que ainda não se sabe quanto é e nem quando ocorrerá o pagamento. Como já mencionamos, o prazo, por lei, é até o dia 31 de dezembro, como acontece todos os anos.
Por fim, vale mencionar que esse lucro vai parar na conta, mas não pode ser sacado imediatamente. Isso porque, como nós bem sabemos, existem situações específicas que possibilitam o saque do FGTS.